Um autor em movimento:
uma reflexão sobre o escritor brasileiro contemporâneo através da obra de João Gilberto Noll
DOI:
https://doi.org/10.1590/S2316-40182012000100013Abstract
A globalização, o aumento de eventos literários, a presença da internet possibilitando novos meios de divulgação da obra. Fatores como estes vêm mudando a rotina de escritores e, por isso, o século XXI vem sendo apontado como um melhor momento para quem pensa em viver da escrita na América Latina. A fi gura do autor ganhou destaque. A intenção deste artigo é pensar esse momento utilizando como lente a obra do escritor João Gilberto Noll, principalmente o romance Lorde (2004).
Downloads
References
BERND, Zilo (1999). “Identidades e nomadismos”. In: JOBIN, José Luiz (Org.). Literatura e identidades. Rio de Janeiro: Editora da Uerj. v. 1, p. 95-111.
CANCLINI, Nestor García (2008). Latino-americanos à procura de um lugar neste século. Iluminuras: São Paulo.
CHIODETTO, Eder (2003). O lugar do escritor. São Paulo: Cosac Naif.
FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain (s.d.p.). “Ficção e desenraizamento”. In: Fórum Virtual de Literatura e Teatro. Disponível em: <http://www.pacc.ufrj.br/literatura/arquivo/polemica_fi ccao_e_desenraizamento.php> . Acesso em: 13 dez. 2010.
GOMES, Renato Cordeiro (2004). “Deslocamento e distância: viagens e fronteiras na cultura latino-americana: dramatização de marcas identirárias”. In: JUNIOR, Benjamin Abdala; SCARPELLII, Marli Fantini. Portos flutuantes:
trânsitos ibero-afro-americanos. São Paulo: Ateliê.
KRISTEVA, Julia (1994). Estrangeiros para nós mesmos. Rio de Janeiro: Rocco.
LADDAGA, Reinaldo (2007). Espetáculos de realidad: ensayo sobre la narrativa latinoamericana de las últimas dos décadas. Rosário: Beatriz Viterbo Editora.
MARTINS, Analice de Oliveira (2004). Identidades em vôo cego: estratégias de pertencimento na prosa contemporânea brasileira. Rio de Janeiro: PUC-Rio.
NOLL, João Gilberto (2002). Berkeley em Bellagio. Rio de Janeiro: Objetiva.
______ (2004). Lorde. São Paulo: Francis.
______ (2003). “O avesso do conhecimento”. In: CHIODETTO, Eder. O lugar do escritor. São Paulo: Cosac Naify.
PARISOT, Paula (2010). “Paula Parisot fala sobre performance e sua relação com Rubem Fonseca”. O Globo. Prosa & Verso. 22 mar. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2010/03/21/paulaparisotfala-sobre-performance-sua-relacao-com-rubem-fonseca-276499.asp>. Acesso em: set. 2010.
RAMA, Angel (1985). La critica de la cultura en America Latina. Caracas: Biblioteca Ayacucho.
______ (2008). Literatura, cultura e sociedade na América Latina. Belo Horizonte: Editora UFMG.
______ (1985). A cidade das letras. São Paulo: Brasiliense.
SANTIAGO, Silviano (1971). Uma literatura nos trópicos. Rio de Janeiro: Rocco.
______ (1982). Vale quanto pesa: a fi cção brasileira modernista. Rio de Janeiro: PUC-Rio.
______ (2005). O cosmopolitismo do pobre. Belo Horizonte: Editora UFMG.
SCHOLLHAMMER, Karl Erik (2009). Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License-Non Commercial 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and publication this journal.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) after the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).
d) The authors of the approved works authorize the magazine to, after publication, transfer its content for reproduction in content crawlers, virtual libraries and the like.
e) The authors assume that the texts submitted to the publication are of their original creation, being fully responsible for their content in the event of possible opposition by third parties.