A solidão do detetive:
uma reflexão a partir de Luiz Alfredo Garcia-Roza
Abstract
No fim da década de 1990, o mundo assistiu a um boom do romance policial, que atingiu inclusive o mercado brasileiro. Mas o gênero chega repaginado. Não que os elementos da trama dedutiva ou do noir tenham desaparecido nas narrativas atuais, mas o romance policial se aprofunda cada vez mais nos problemas da sociedade contemporânea, como a solidão dos habitantes das grandes cidades. A partir da análise da obra de Luiz Alfredo Garcia-Roza, que traz o delegado Espinosa como protagonista, este artigo pretende discutir as novas possibilidades do gênero. Observando o dia-a-dia de Espinosa, seus relacionamentos afetivos, sua rotina no trabalho, a forma como se locomove pelos seus espaços é possível refletir sobre os modos como a literatura se debruça sobre a vida urbana contemporânea.
Downloads
References
ANDERSON, Benedict. Nação e consciência nacional. São Paulo: Ática, 1989.
BABELIA, no. 713. Madrid: El País, 23 jul. 2005.
BAUMAN, Zygmunt. O amor líquido. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.
BAUDELAIRE, Charles. Baudelaire: oeuvres completes. Paris: Robert Laffont, 1980.
BOLLE, Willi. “A metrópole palco do flâneur”, em _______. Fisionomia da metrópole moderna: representação da história em Walter Benjamin. São Paulo: FAPES P; Edusp, 1994.
BRISSAC, Nelson. Cenários em ruínas. São Paulo: Brasiliense, 1987.
FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain de. Os crimes do texto. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
FIGUEIREDO, José. “Policial acima de qualquer suspeita”. O Globo, 11/12/2004. Rio de Janeiro.
GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Achados e perdidos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
_______. Berenice procura. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
_______. Espinosa sem saída. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
_______. Uma janela em Copacabana. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
_______. Perseguido. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
_______. O silêncio da chuva. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
_______. Vento Sudoeste. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
GOMES, Renato Cordeiro. Todas as cidades, a cidade. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
GÓES, Denise. “O sucesso, sem mistério, do romance policial”. EntreLivros, ano I, nº. 6. Duetto Editorial, São Paulo, set. 2005, pp. 29-47.
HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural na esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
MANDEL, Ernest. Delícias do crime: história social do romance policial. São Paulo: Busca Vida, 1988.
PIGLIA, Ricardo. O laboratório do escritor. São Paulo: Iluminuras, 1994.
POE, Edgard Allan. Assassinatos na rua Morgue. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
_______. “O homem da multidão”, em Poe, Edgard Allan. Contos. São Paulo: Cultrix, 1986.
_______. A carta roubada. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
_______. O mistério de Marie Rogêt. Rio de Janeiro: Vecchi, 1943.
REIMÃO, Sandra Lúcia. O que é romance policial. São Paulo: Brasiliense, 1983.
_______. Literatura policial brasileira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
SIMMEL, Georg. “A metrópole e a vida mental”, em _______. O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
VASQUEZ, Pedro Karp. Saltos altos, punhos cerrados: o estilo do policial em gênero e número. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License-Non Commercial 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and publication this journal.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) after the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).
d) The authors of the approved works authorize the magazine to, after publication, transfer its content for reproduction in content crawlers, virtual libraries and the like.
e) The authors assume that the texts submitted to the publication are of their original creation, being fully responsible for their content in the event of possible opposition by third parties.