Literatura e espetáculo religioso em um conto de Marcelino Freire
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-4018524Abstract
Este artigo tem por objetivo apresentar uma possibilidade de leitura do conto “Irmãos”, de Marcelino Freire, na qual se considera a articulação entre reflexões a respeito da visibilidade dos sujeitos trazida pela televisão e o conceito de figura, advindo da semiótica discursiva. Para a consecução desse objetivo, elegeu-se como tópico central a contraposição entre o protagonista do conto de Freire, um escritor, e seu duplo, pastor evangélico que apresenta um programa televisivo, considerando-se a problemática inerente a uma perspectiva do profano frente a uma do sagrado. A análise das figuras constantes em fragmentos centrais da narrativa, sustentadas nas reflexões sobre certa indústria do espetáculo, aqui concretizada no poder televisivo, demonstrou a pertinência de nossa proposta, confirmando a validade desse discurso ambíguo que se configura ao longo do texto analisado.
Downloads
References
ARENDT, Hannah (2000). A condição humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
BERTRAND, Denis (2003). Caminhos da semiótica literária. Bauru: Edusc.
BOURDIEU, Pierre (1997). Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Zahar.
D’ANGELO, Biagio (2012). Páginas da vida? Entre mimesis, Stendhal e reality show. In: MARGATO, Izabel; GOMES, Renato Cordeiro. Novos realismos. Belo Horizonte: Editora da UFMG.
FREIRE, Marcelino (2015). Amar é crime. Rio de Janeiro: Record.
KEHL, Maria Rita (2004). Visibilidade e espetáculo. In: BUCCI, Eugênio; KEHL, Maria Rita. Videologias: ensaios sobre televisão. São Paulo: Boitempo. p. 141-164.
PELLEGRINI, Tânia (2014). A outra volta do parafuso: Marcelino Freire. Brasiliana: Journal for Brazilian Studies, v. 3, n. 1, 2014
RAMOS, Luiz Carlos (2005). A pregação na idade mídia: os desafios da sociedade do espetáculo para a prática homilética contemporânea. 2005. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) ”“ Faculdade de Filosofia e Ciências da Religião, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo.
RESENDE, Beatriz (2008). Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da Palavra.
SCHØLLHAMMER, Karl Erik (2009). Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License-Non Commercial 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and publication this journal.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) after the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).
d) The authors of the approved works authorize the magazine to, after publication, transfer its content for reproduction in content crawlers, virtual libraries and the like.
e) The authors assume that the texts submitted to the publication are of their original creation, being fully responsible for their content in the event of possible opposition by third parties.