A seleção de obras literárias para o Programa Nacional Biblioteca da Escola −
PNBE 2006-2014
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-40185111Abstract
Este artigo objetiva analisar os critérios de seleção para a constituição dos acervos de livros literários enviados à s escolas públicas brasileiras pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola, em suas edições de2006 a2014, que teve o Ceale/UFMG como órgão responsável pela avaliação pedagógica das obras de literatura. Para tanto, recorre à s fontes documentais, especialmente os editais produzidos pelo Ministério da Educação para esse período. Assim, além de contribuir para o debate sobre o que é considerado literatura de boa qualidade, este estudo se justifica pela defesa da continuidade e do aprimoramento do PNBE como uma importante política pública de leitura. De modo geral, os resultados apontam para uma ampliação no conceito de literatura, mas também para a necessidade de especificações de alguns aspectos da avaliação e para a valorização de temas sobre a diversidade étnica, racial, econômica, sexual e social nos editais, fomentando uma produção literária mais plural.
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