Quarenta anos do fotolivro Quarenta clics em Curitiba, de Leminski e Pires

Authors

  • Ana Luiza Fernandes Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • João Queiroz Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-40185110

Abstract

Quarenta clics em Curitiba, publicado em 1976, é um raro, quase sem precedentes, exemplo de fotolivro de literatura brasileira. Realizado colaborativamente por Paulo Leminski e Jack Pires, o exemplar não aparece em qualquer antologia dedicada ao gênero “fotolivro”, nem é mencionado como projeto de livro de artista (artistic book) em publicações especializadas, sendo ainda negligenciado pela crítica e historiografia literárias. Na obra de Leminski, considerado um dos mais criativos e importantes escritores brasileiros da segunda metade do século XX, trata-se de seu único experimento intermidiático e sua primeira publicação como haicaísta. Neste artigo, introduzimos Quarenta clics em Curitiba, combinando algumas de suas pranchas com fragmentos de Click: zen e a arte da fotografia, único ensaio em que Leminski descreve as diversas fases de concepção do fotolivro.

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Published

2017-05-07

How to Cite

Fernandes, A. L., & Queiroz, J. (2017). Quarenta anos do fotolivro Quarenta clics em Curitiba, de Leminski e Pires. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (51), 206–220. https://doi.org/10.1590/2316-40185110