Rasga coração, de Vianinha, e Hair:
aproximação e distanciamento num contexto de contracultura
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-40184616Abstract
Considerando a estrutura formal e conteudística das obras, e os movimentos políticos e culturais dos jovens dos anos 1960 e 1970 ”“ dentre eles, a contracultura ”“ no contexto norte-americano e no processo histórico brasileiro (este último incluindo a plena vigência de uma ditadura militar), o presente artigo procura analisar como o musical Hair (1967), dos atores norte-americanos James Rado e Gerome Ragni, e a peça Rasga coração (1974), do dramaturgo brasileiro Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha), sobretudo por meio de suas personagens jovens, representam a presença da contracultura (em suas inovações e contradições, semelhanças e diferenças) nos Estados Unidos e no Brasil. O diferente enfoque de ambas as peças a este movimento político-cultural também é enfatizado no artigo.
Downloads
References
ANDERSON, David (2002). The Columbia guide to the Vietnam War. New York: Columbia University Press.
BARNES, Clive (1967). The theater: Hair, a love-rock musical, inaugurates Shakespeare Festival’s Anspacher Playhouse ”“ contemporary youth depicted in play. The New York Times, 30 out.
BETTI, Maria Sílvia (1997). Oduvaldo Vianna Filho. São Paulo: Ed. USP; FAPESP. (Coleção artistas brasileiros.)
BETTI, Maria Sílvia (2009) Rasga coração, de Oduvaldo Vianna Filho: perspectivas formais da representação sócio-histórica. Revista UniABC ”“ Humanas, v. 1, n. 1, p. 21-43.
GROOVY. Cambridge Dictionary. Disponível em: <http://goo.gl/b6LdaP>. Acesso em: 26 jun. 2013.
CAPELLARI, Marcos Alexandre (2007). O discurso da contracultura no Brasil: o underground através de Luiz Carlos Maciel (c. 1970). Tese (Doutorado em História) ”“ Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.
CARDOSO, Irene (2005). A geração dos anos de 1960: o peso de uma herança. Tempo Social, v. 17, n. 2, p. 93-107, nov.
DAMASCENO, Leslie Hawkins (1994). Espaço cultural e convenções teatrais na obra de Oduvaldo Vianna Filho. Campinas: Ed. UNICAMP.
FONTES, Virgínia (1998). Sempre maio: de 1968 a 1998. Disponível em: <http://www.ifcs.ufrj.br/humanas/0012.htm>. Acesso em: 13 out. 2010.
GUIMARÃES, Carmelinda (1984). Um ato de resistência: o teatro de Oduvaldo Vianna Filho. São Paulo: MG Editores Associados.
MARTÃNEZ, Horacio Luján (2012). Theodore Roszak (1933-2011): Um contraobituário. Espaço Acadêmico, ano 11, n. 132, p. 151-6, mai.
MORAES, Dênis de (1991). Vianinha, cúmplice da paixão: uma biografia de Oduvaldo Vianna Filho. Rio de Janeiro: Nórdica.
OLIVEIRA, Éwerton Silva de (2012). Análise formal de Death of a Salesman, de Arthur Miller, e Rasga coração, de Oduvaldo Vianna Filho: a utilização do épico. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.
PEIXOTO, Fernando (Org.) (1983). Vianinha: teatro, televisão, política ”“ artigos, entrevistas e textos inéditos. São Paulo: Brasiliense.
RAGNI, Gerome; RADO, James (1970). Hair: the American tribal love-rock musical. New York: Pocket Books.
ROSZAK, Theodore (1970). El nacimiento de una contracultura: reflexiones sobre la sociedad tecnocrática y su oposición juvenil. Tradução para o espanhol de Angel Abad. Barcelona: Kairós.
SKIDMORE, Thomas (2003). Uma história do Brasil. Tradução de Raul Fiker. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra.
HAIR ”“ 1969 (2008). Teatro musical no brasil, 3 fev. Disponível em: <http://goo.gl/Li16Em>. Acesso em: 25 jun. 2013.
VIANNA FILHO, Oduvaldo (1979). Rasga coração. Rio de Janeiro: SNT.
WOLLMAN, Elizabeth (2006). The theater will rock: a history of the rock musical ”“ From Hair to Hedwig. Ann Arbor: University of Michigan.
ZINN, Howard (2010). A people's history of the United States: 1492 to present. New York: HarperCollins. Nota: Agradeço à minha orientadora, prof. dra. Maria Sílvia Betti (DLM-FFLCH-USP) e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) pelo apoio em meu processo de pesquisa.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License-Non Commercial 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and publication this journal.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) after the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).
d) The authors of the approved works authorize the magazine to, after publication, transfer its content for reproduction in content crawlers, virtual libraries and the like.
e) The authors assume that the texts submitted to the publication are of their original creation, being fully responsible for their content in the event of possible opposition by third parties.