“Tratado” e Exercício de ser criança:
a infância entre versos, rimas e tintas
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-40184612Abstract
A obra de arte, de modo geral, consiste em um evento significativo, visto que o leitor pode vivenciar diferentes mundos ficcionais, como também recuperar e articular as redes intertextuais, no ato da leitura. Assim, há a possibilidade de repensar a sua própria experiência e as condições sociais em que a criança está inserida. Nesse sentido, o nosso objetivo é realizar um percurso no universo poético, a partir da leitura dos textos Exercício de ser criança (1999), de Manoel de Barros, e Um pequeno tratado de brinquedos para meninos quietos (2009), de Selma Maria Kuasne, associando-os à produção plástica de Candido Portinari “Meninos soltando pipa” (de 1932), “Crianças brincando” (de 1938) e “Meninos brincando” (de 1955). Com efeito, essas obras nos permitem repensar como se dá a representação e a constituição da infância na arte e entendê-la nas tramas da poesia e da pintura, como também o ato de brincar, em um processo dialético.
Downloads
References
AGUIAR, Vera Teixeira; CECCANTINI, João Luís (Org.) (2012). Poesia infantil e juvenil brasileira: uma ciranda sem fim. São Paulo: Cultura Acadêmica.
ANDRADE, Carlos Drummond de (2011). Verbo ser. In: FERRAZ, Eucanaã (Org.). A lua no cinema e outros poemas. São Paulo: Companhia das letras.
BARROS, Manoel (1999). Exercícios de ser criança. Bordados de Antônia Zulma Diniz, Ângela, Marilu, Martha e Sávia Dumont sobre os desenhos de Demóstenes. São Paulo: Salamandra.
BOSI, Alfredo (2000). O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Companhia das Letras.
BRASIL (2010). Estatuto da criança e do adolescente. Brasília: Câmara dos Deputados.
CANDIDO. Antonio (1995). Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades.
COELHO, Nelly Novaes (2000). Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda (1993). Novo dicionário Aurélio de língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
ECO, Umberto (1994). Seis passeios pelos bosques da ficção. Tradução de Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras.
FREUD, Sigmund [1915-1916] (1996). Conferências introdutórias sobre psicanálise (Parte III). In: FREUD, Sigmund. Obras completas: conferências introdutórias sobre psicanálise. Rio de Janeiro: Imago. v. 16.
GREGORIN FILHO, José Nicolau (2009). Literatura infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. São Paulo: Melhoramentos.
HUNT, Peter (2010). Crítica, teoria e literatura infantil. Tradução de Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify.
ISER, Wolfgang (1999). O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução de Johannes Kretscmer. São Paulo: 34. v. 2.
JAMES, Alison; JENKS, Chris; PROUT, Alan (1999). O corpo e a infância. In: KOHAN, Walter Omar; KENNEDY, Duncan (Orgs.). Filosofia e infância: possibilidades de um encontro. 2. ed. Petrópolis: Vozes.
KETZER, Solange Medina (2003). A criança, a produção cultural e a escola. In: JACOBY, Sissa (Org.). A criança e a produção cultural: do brinquedo à literatura. Porto alegre: Mercado Aberto.
KUASNE, Selma Maria (2009). Um pequeno tratado de brinquedos para meninos quietos. Ilustrações de Anne Vidal. São Paulo: Peirópolis.
PACHECO, Ana Laura Prates (2012). Da infância de fantasia ao infantil na infância: a direção do tratamento na psicanálise com crianças. São Paulo: Annablume.
PAES, José Paulo (2001). Vejam como sei escrever. São Paulo: Ática.
SOUZA, Vera Cristina Chagas Correa de (2011). Defesa e viver criativo: um estudo sobre a criatividade nas obras de S. Freud e D. W. Winnicott. Curitiba: Juruá.
TUCKER, Nicholas (1997). What is a child?. Londres: Fontana; Open Books.
WINNICOTT, Donald Woods (1975). O brincar e a realidade. Tradução de José Octávio de Aguiar e Vanede Nobre. Rio de Janeiro: Imago.
WINNICOTT, Donald Woods (2005). Tudo começa em casa. Tradução de Paulo Sandler. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes. (Psicologia e Pedagogia.)
ZILBERMAN, Regina (2003). A literatura infantil na escola. 11. ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Global.
ZILBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa (1986). Um Brasil para crianças ”“ Para conhecer a literatura infantil brasileira: história, autores e textos. 4. ed. São Paulo: Global. (Série Crítica e teoria literária.)
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License-Non Commercial 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and publication this journal.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) after the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).
d) The authors of the approved works authorize the magazine to, after publication, transfer its content for reproduction in content crawlers, virtual libraries and the like.
e) The authors assume that the texts submitted to the publication are of their original creation, being fully responsible for their content in the event of possible opposition by third parties.