“Realismo” e subalternidade na narrativa brasileira contemporânea:

o caso de Tropa de elite

Autores

  • Vinícius Gonçalves Carneiro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/S2316-40182013000100010

Resumo

O artigo discute uma narrativa cinematográfi ca brasileira, Tropa de elite, de José Padilha, que tanta polêmica causou no país desde o seu lançamento. Para tentar compreender as forças de poder em jogo tanto na narrativa como na recepção do filme, busca-se contextualizar Tropa de elite em relação à cinematografia contemporânea hollywoodiana, a uma possível tradição real-naturalista nacional e à representação fílmica e literária brasileira do subalterno. Apenas após abordar tais relações, analisar-se-á dialogicamente como se dá a subordinação de personagens de diferentes classes sociais, gêneros e raças, constante e violentamente calados pelo protagonista do filme, o Capitão Nascimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Gonçalves Carneiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Teoria Literária na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

AMARELO Manga (2003). Direção: Cláudio Assis. Produção: Marcello Maia e Paulo Sacramento. São Paulo: Califórnia Filmes. 1 DVD (103 min).

ASSIS, Machado de (1994). Eça de Queirós: O Primo Basílio. In: Obra completa. Disponível em: <http://machado.mec.gov.br/images/stories/pdf/critica/mact27.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2012.

AZEVEDO, Reinaldo (2007). Capitão Nascimento bate no bonde do Foucault. Veja.com, São Paulo, 17 out. 2007. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/171007/p_090.shtml>. Acesso em: 10 abr. 2012.

BAKHTIN, Mikhail (2010). Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.

________ (1999). Marxismo e fi losofi a da linguagem. São Paulo: Hucitec.

BAUDRILLARD, Jean (1991). Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio d’Água.

BENJAMIN, Walter (1986). Documentos de cultura, documentos de barbárie. São Paulo: Cultrix.

BLOCH, Arnaldo (2007). ‘Tropa’ é fascista?. Arnaldo Blog, Rio de Janeiro, 25 set. 2007. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/blogs/arnaldo/posts/2007/09/25/tropa-fascista-artigo-que-motivou-texto-de-wagner-moura-74806.asp>. Acesso em: 10 jun. 2012.

CALDAS, Pedro (2008). O (ab)uso da palavra fascismo: a recepção de Tropa de Elite. Viso: Cadernos de Estética Aplicada, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4. Disponível em: <http://www.revistaviso.com.br/pdf/Viso_4_PedroCaldas.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2012.

CARANDIRU (2003). Direção: Hector Babenco. Produção: Hector Babenco e Flávio R. Tambellini. São Paulo: Sony Pictures. 1 DVD (145 min).

CARNEIRO, Marcelo (2007). A realidade, só a realidade. Veja.com, São Paulo, 17 out. 2007. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/171007/p_080.shtml>. Acesso em: 30 abr. 2012.

CIDADE de Deus (2002). Direção: Fernando Meirelles. Produção: Andrea Barata Ribeiro e Maurício Andrade Ramos. Rio de Janeiro: Imagem Filmes. 1 DVD (130 min).

CUENCA, João Paulo (2007). Tropa de elite: osso duro de roer. Blog de anotações, 25 set. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/blogs/cuenca/posts/2007/09/25/tropa-de-elite-osso-duro-de-roer-74711.asp>. Acesso em: 10 abr. 2012.

DALCASTAGNÈ, Regina (2002). Uma voz ao sol: representação e legitimidade na narrativa brasileira contemporânea. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 20, p. 33-77.

DOIS FILHOS de Francisco (2005). Direção: Breno Silveira. Produção: Columbia TriStar Filmes e Conspiração Filmes. São Paulo: Sony Pictures. 1 DVD (132 min).

FIELD, Syd (2006). Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico. Rio de Janeiro: Objetiva.

FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain (2008). Uma questão de ponto de vista: a recepção de Tropa de elite na imprensa. In: ENCONTRO DA COMPÓS, 17., São Paulo, p. 1-13. Disponível em <http://www.compos.org.br/data/biblioteca_334.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2012.

FOUCAULT, Michel (2010). Vigiar e punir. São Paulo: Vozes.

FRANCHETTI, Paulo (2009). No banco dos réus: notas sobre a fortuna crítica recente de Dom Casmurro. Estudos Avançados, São Paulo, v. 23, n. 65, p. 289-298. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142009000100019&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 10 abr. 2012.

GUIMARÃES, Hélio de Seixas (2008). O escritor que nos lê. Cadernos de Literatura Brasileira: Machado de Assis, São Paulo, n. 23-24, p. 273-292.

LINS, Paula Diniz (2009). O pobre em cena: representação no cinema brasileiro contemporâneo. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Faculdade de Letras, Universidade de Brasília, Brasília. Disponível em: <http://www.gelbc.com.br/pdf_teses/Paula_Lins.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2012.

LISBELA e o prisioneiro (2003). Direção: Guel Arraes. Produção: Paula Lavigne, Natasha Filmes e outros. São Paulo: Fox Film do Brasil. 1 DVD (106 min).

O AUTO da Compadecida (2000). Direção: Guel Arraes. Produção: Guel Arraes, Eduardo Figueira e outros. São Paulo: Sony Pictures. 1 DVD (104 min).

O HOMEM do ano (2003). Direção: José Henrique Fonseca. Produção: Conspiração Filmes, Estúdios Mega e outros. Rio de Janeiro: Warner. 1 DVD (113 min).

O PODEROSO Chefão (2010). Direção: Francis Ford Coppola. Produção: Albert S. Ruddy. Los Angeles: Paramount Pictures. 4 DVDs (523 min).

REIS, Carlos; LOPES, Ana C. (2002). Dicionário de narratologia. Porto: Almendina.

SALVO, Fernanda (2006). Cinema brasileiro da Retomada: da pobreza à violência na tela. Revista Espcom, Belo Horizonte, n. 1. Disponível em: <http://www.fafich.ufmg.br/~espcom/revista/numero1/ArtigoFernandaSalvo.html>. Acesso em: 30 abr. 2012.

SCHNEIDER, Sabrina (2012). A mimeses como fi ccionalização do real no romancereportagem. Revista Escrita, Rio de Janeiro, n. 14, p. 1-14. Disponível em: <http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/rev_escrita.php?strSecao=input0>. Acesso em: 10 set. 2012.

SPIVAK, Gayatri C. (2010). Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: UFMG.

STAM, Robert (2008). A literatura através do cinema. Belo Horizonte: UFMG.

SÜSSEKIND, Flora (1984). Tal Brasil, qual romance? Rio de Janeiro: Achiamé.

TROPA de elite (2007). Direção: José Padilha. Produção: José Padilha e Marcos Prado. Rio de Janeiro: Universal Pictures Brasil. 1 DVD (114 min).

VIEIRA, Vladimir (2008). Breve história de um fenômeno cultural. Viso: Cadernos de Estética Aplicada, Rio de Janeiro, v 2, n. 4. Disponível em: <http://www.revistaviso.com.br/pdf/Viso_4_VladimirVieira.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2012.

VIRILIO, Paul. (1998). Guerra e cinema. São Paulo: Brasiliense.

WOLFF, Jorge (2012). Depois do pós tudo. Fluxos literários, Florianópolis, 2012. Disponível em: <http://fluxosliterarios.blogspot.com.br/p/videos.html>. Acesso em: 10 set. 2012.

Downloads

Publicado

06/27/2013

Como Citar

Carneiro, V. G. (2013). “Realismo” e subalternidade na narrativa brasileira contemporânea:: o caso de Tropa de elite. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (41), 167–186. https://doi.org/10.1590/S2316-40182013000100010