O a(u)tor e suas “interversões” em Retrato desnatural, de Evando Nascimento
DOI:
https://doi.org/10.1590/S2316-40182012000200013Resumo
Busca-se empreender uma leitura do livro Retrato desnatural (diários - 2004 a 2007), de Evando Nascimento, publicado em 2008, observando-se no modus operandi dessa escrita que se alberga sob a rubrica fi cção a maneira como o autor, em consonância com a noção de “texto escrevível”, de Roland Barthes, entretém um diálogo com diversas linguagens artísticas (artes plásticas, música, teatro, cinema, literatura), bem como com a fi losofi a ocidental. Será verifi cado também que esse diálogo, por sua vez, desemboca na ideia de expropriação do sujeito, uma vez que o autor reconhece, sob a marca do “próprio”, os inúmeros rastros deixados pelo outro em sua escrita. Os copiosos eus que integram a confecção de seu autorretrato, vestígios deixados pelo outro em si, compõem a imagem exata de sua inata “movência” ”“ pantomimas do a(u)tor a exibir suas múltiplas interversões, redefinindo a tarefa mesma de autoengendramento pela escrita, ao postular que “tudo então são fi cções diárias, ou seja, infi xões, deslizes, rolagens de um eu e seus outros. até onde” (Nascimento, 2008, p. 160). Singulares snapshots a ostentarem para nós, leitores/espectadores, sua única face possível: um retrato desnatural.Downloads
Referências
ARFUCH, Leonor (2010). O espaço biográfi co: dilemas da subjetividade contemporânea. Trad. Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EdUERJ.
BARTHES, Roland (2005). A preparação do romance. v. 2. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes.
________ (1992). S/Z. Trad. Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
BLANCHOT, Maurice (2005). O livro por vir. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes.
NASCIMENTO, Evando (1999). Derrida e a literatura: “notas” de literatura e filosofi a nos textos da desconstrução. Niterói: EdUFF.
________ (2008). Retrato desnatural (diários ”“ 2004 a 2007). Rio de Janeiro: Record.
________ (2009). “A cor da literatura: teoria da literatura e crítica cultural”. In: GONÇALVES, Ana Beatriz; CARRIZO, Silvina; LAGE, Verônica Coutinho (Orgs.). Literatura, crítica e cultura III: interfaces. Juiz de Fora: EdUFJF.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.