O a(u)tor e suas “interversões” em Retrato desnatural, de Evando Nascimento

Autores

  • Fabíola Padilha

DOI:

https://doi.org/10.1590/S2316-40182012000200013

Resumo

Busca-se empreender uma leitura do livro Retrato desnatural (diários - 2004 a 2007), de Evando Nascimento, publicado em 2008, observando-se no modus operandi dessa escrita que se alberga sob a rubrica fi cção a maneira como o autor, em consonância com a noção de “texto escrevível”, de Roland Barthes, entretém um diálogo com diversas linguagens artísticas (artes plásticas, música, teatro, cinema, literatura), bem como com a fi losofi a ocidental. Será verifi cado também que esse diálogo, por sua vez, desemboca na ideia de expropriação do sujeito, uma vez que o autor reconhece, sob a marca do “próprio”, os inúmeros rastros deixados pelo outro em sua escrita. Os copiosos eus que integram a confecção de seu autorretrato, vestígios deixados pelo outro em si, compõem a imagem exata de sua inata “movência” ”“ pantomimas do a(u)tor a exibir suas múltiplas interversões, redefinindo a tarefa mesma de autoengendramento pela escrita, ao postular que “tudo então são fi cções diárias, ou seja, infi xões, deslizes, rolagens de um eu e seus outros. até onde” (Nascimento, 2008, p. 160). Singulares snapshots a ostentarem para nós, leitores/espectadores, sua única face possível: um retrato desnatural.

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Biografia do Autor

Fabíola Padilha

Doutora em letras. Professora adjunta do Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória (ES), Brasil. 

Referências

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Publicado

12/20/2012

Como Citar

Padilha, F. (2012). O a(u)tor e suas “interversões” em Retrato desnatural, de Evando Nascimento. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (40), 205–212. https://doi.org/10.1590/S2316-40182012000200013