Sobre a perda da grandiloquência na literatura hispano-americana pós-noventa:
notas sobre a des-representação do exílio em Lemebel e Bolaño
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-4018386Resumo
A partir de referências pontuais à s diferentes representações do exílio em Respiración artifi cial, de Ricardo Piglia, Loco afán: crónicas de sidario, de Pedro Lemebel e 2666 e o conto "El Ojo Silva", de Roberto Bolaño, o artigo tenta ilustrar a passagem de certo imaginário político da literatura hispano-americana na década de 1980 para um outro imaginário que suporia a ressignificação de certas funções e especificidades do discurso literário dentro do processo de redemocratização das sociedades latino-americanas e do crescente fortalecimento da cultura de massas.
Downloads
Referências
BRACAMONTE, Jorge (2007). Los códigos de la transgresión. Lengua literaria, lengua política y escritura contemporánea en la narrativa argentina. Córdoba: Editora de la Universidad Nacional de Córdoba.
GASPARINI, Pablo (2006). El exilio procaz: Gombrowicz por la Argentina. Rosario: Beatriz Viterbo.
LADDAGA, Reinaldo (2007). Espectáculos de realidad. Ensayo sobre la narrativa latinoamericana de las últimas dos décadas. Rosario: Beatriz Viterbo.
LEMEBEL, Pedro (2000). Loco afán: crónicas de sidario. Barcelona: Anagrama.
LIBERTELLA, Héctor (1977). Nueva escritura en Latinoamérica. Caracas: Monte Avila.
GARCÃA MARQUEZ, Gabriel (1989). El general en su laberinto. Barcelona: Mondadori.
MINELLI, María Alejandra (2006). Con el aura del margen: cultura argentina en los ’80/’90. Córdoba: Alción.
PELLÓN, Gustavo (1996). “The Spanish American novel: recent developments, 1975 to 1990”. In: ECHEVARRÃA, Gonzales e PUPO-WALKER (Orgs.). The Cambridge history of Latin American literature. Cambridge: Cambridge University Press.
PERLONGHER, Néstor (1982). “Lamborguini, Carrera, Lambroguini: um ‘nuevo’ verso rioplatense?” Documento 0790. Archivo Perlongher , CEDAE. São Paulo: Unicamp.
PREMAT, Julio (2002). La dicha de saturno: escritura y melancolía en la obra de Juan José Saer. Rosario: Beatriz Viterbo.
PIGLIA, Ricardo (2000). Crítica y fi cción. Buenos Aires: Seix Barral.
______ (1983). Respiración artifi cial. Buenos Aires: Sudamericana.
QUINTANA, Isabel (2001). Figuras de la experiencia en el fi n de siglo. Rosario: Beatriz Viterbo.
SARLO, Beatriz (1987). “Política, Ideología y fi guración literaria”. In: BALDERSTON, Daniel (Org.). Ficción y política: la narrativa argentina durante el proceso militar. Buenos Aires: Alianza Estudio. p. 30-59.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.