Entre o violoncelo e o cavaquinho:
música e sujeito popular em Machado de Assis
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-40183711Resumo
O artigo discute a tensão entre a cultura erudita, a emergente cultura popular e a incipiente cultura de massas através de uma análise do estatuto da música na obra de Machado de Assis. Dedicando atenção especial a um conjunto de crônicassobre o tema e aos contos “Um homem célebre” e “O machete”, o artigo propõe que a obra de Machado foi a primeira reflexão literária sobre a música como cifra privilegiada da nacionalidade.
Downloads
Referências
ALLEN, Robert G. (1991). Horrible Prettiness: Burlesque and American Culture. Chapel Hill: University of North Carolina Press.
ANDRADE, Mário de (1987). A melodia do boi e outras peças. São Paulo: Martins.
BROOKS, Peter (1995). The melodramatic imagination: Balzac, Henry James, Melodrama, and the Mode of Excess. New Haven: Yale University Press.
CRAVO ALBIN, Ricardo (2003). O livro de ouro da MPB: A história da nossa música popular de sua origem até hoje. Rio de Janeiro: Ediouro.
FAORO, Raymundo (2001). Machado de Assis: a pirâmide e o trapézio. 4. ed. São Paulo: Globo.
GLEDSON, John (1988). “Os Contos de Machado de Assis: O machete e o violoncelo”. In: ASSIS, Machado de. Contos: uma antologia. São Paulo: Companhia das Letras.
HEITOR, Luiz (1956). 150 anos de música no Brasil (1800-1950). Rio de Janeiro: José Olympio.
HOUAISS, Antônio et al. (2001). Dicionário Houaiss de língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva.
MACHADO DE ASSIS, José Maria (1959). Obra completa. v. 2. Rio de Janeiro: Aguilar.
________ (1957). Obras completas. 31 v. Rio de Janeiro: W.M. Jackson.
NIETZSCHE, Friedrich (1978). A origem da tragédia no espírito da música. Trad. Álvaro Ribeiro. Lisboa: Guimarães.
SANDRONI, Carlos (2001). Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro, 1917-1933. Rio de Janeiro: UFRJ/Zahar.
SCHWARZ, Roberto (1988). Ao vencedor as batatas. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades.
TINHORÃO, José Ramos (2000). A música popular no romance brasileiro. São Paulo: Editora 34.
________ (1978). Pequena história da música popular brasileira: da modinha à canção de protesto. Rio de Janeiro: Vozes. The Waltz History. <http://www.centralhome.com/ballroomcountry/waltz.htm> Acesso em 07 de setembro de 2009.
WISNIK, José Miguel (2004). “Machado Maxixe”. In: Sem receita. São Paulo: Publifolha. p. 79.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.