Manicômios, pseudo(auto)biografias e narradores pouco confiáveis:

de Machado de Assis a Carlos Sussekind

Autores

  • Markus Lasch

Resumo

O artigo reflete sobre a questão do sujeito e da subjetividade nas obras de Machado de Assis e Carlos Sussekind. Examina-se a “dialética das escritas do eu”, relacionando três textos machadianos, O alienista, Esaú e Jacó e Memorial de Aires, com os romances Armadilha para Lamartine e O autor mente muito, de Carlos Sussekind, no que diz respeito às instâncias de autor e narrador, e no que se refere ao manicômio como “casa do poder”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSIS, Machado de. Obra completa. 3 v. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997.

BETELLA, Gabriela Kvacek. Narradores de Machado de Assis. São Paulo: Nankin/Edusp, 2007.

BOSI, Alfredo. O enigma do olhar. São Paulo: Ática, 2000.

_______ et al. (orgs.). Machado de Assis. São Paulo: Ática, 1982.

CALDWELL, Helen. The Brazilian Othello of Machado de Assis: a study of Dom Casmurro. Berkeley: University of California Press, 1960.

_______. O Otelo brasileiro de Machado de Assis: um estudo de “Dom Casmurro”, São Paulo: Ateliê, 2002.

CANDIDO, Antonio. “Esquema de Machado de Assis”, em _______. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, São Paulo: Duas Cidades, 2004.

CESAR, Ana Cristina. “Para conseguir suportar essa tonteira. Entrevista com Carlos Sussekind”, em _______. Escritos no Rio. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora UFRJ/Brasiliense, 1993.

EULALIO, Alexandre. “O Esaú e Jacó na obra de Machado de Assis: as personagens e o autor diante do espelho”, em WALDMAN, Berta e DANTAS, Luiz Carlos (orgs.). Escritos. Campinas/São Paulo: Editora da UNICAMP/Editora UNESP, 1992.

GLEDSON, John. Machado de Assis: ficção e história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

_______. Machado de Assis: impostura e realismo ”“ uma reinterpretação de Dom Casmurro. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

_______. The deceptive realism of Machado de Assis: a dissenting interpretation of Dom Casmurro. Liverpool: Francis Cairns, 1984.

GUIMARÃES, Hélio de Seixas. Os leitores de Machado de Assis: o romance machadiano e o público de literatura no século 19. São Paulo: Nankin/EDUSP, 2004.

MACHADO, Ubiratan. Bibliografia machadiana. São Paulo: Edusp, 2005.

MEYER, Augusto. “O romance machadiano: o homem subterrâneo”, em _______ et al. (orgs.): Machado de Assis. São Paulo: Ática, 1982.

PEIXOTO, Marta. “Aires as Narrator and Aires as Character in Esaú e Jacó”. Luso-Brazilian Review, v. 17, nº 1, Summer, 1980, pp. 79-92.

PELLEGRINO, Hélio. “Armadilha para o leitor”, em Sussekind, Carlos. Armadilha para Lamartine. São Paulo: Brasiliense, 1991.

PERRONE-MOISÉS, Leila. “As armadilhas de Sussekind”. Folha de São Paulo, Suplemento Mais! São Paulo, 26 set. 1993, p. 6.

SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas. São Paulo: Duas Cidades, 1988.

_______. Um mestre na periferia do capitalismo. São Paulo: Duas Cidades, 1990.

SUSSEKIND, Carlos. Armadilha para Lamartine. São Paulo: Brasiliense, 1991.

_______. Ombros altos. Rio de Janeiro: 7Letras, 2003.

_______ e Veiga, Francisco Daudt da. O autor mente muito. Rio de Janeiro: Dantes, 2001.

Downloads

Publicado

01/03/2011

Como Citar

Lasch, M. (2011). Manicômios, pseudo(auto)biografias e narradores pouco confiáveis:: de Machado de Assis a Carlos Sussekind. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (34), 233–250. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9644

Edição

Seção

Seção Tema Livre