Deslocar-se para recolocar-se:

os amores entre mulheres nas recentes narrativas brasileiras de autoria feminina

Autores

  • Virgínia Maria Leal

Resumo

O artigo discute a representação, na literatura brasileira contemporânea, de um grupo social em que estão cruzadas duas categorias identitárias consideradas marginalizadas: o gênero feminino e a homossexualidade. Contos e romances das escritoras Cíntia Moscovich, Heloísa Seixas, Stella Florence, Fernanda Young e Cecília Costa são analisados no tocante ao tema das relações homossexuais entre mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. Trad. de Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Trad. de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CHAUÃ, Marilena. Repressão sexual: essa nossa (des)conhecida. São Paulo: Brasiliense, 1987.

COSTA, Cecília. Damas de Copas. Rio de Janeiro: Record, 2003.

EARP, Fábio Sá, KORNIS, George. A economia da cadeia produtiva do livro. Rio de Janeiro: BNDES, 2005.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. Trad. de Rogério Fernandes. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

FACCO, Lúcia. As heroínas saem do armário: literatura lésbica contemporânea. São Paulo: GLS, 2004.

FLAX, Jane. “Pós-modernismo e relações de gênero na teoria feminista”. Trad. de Carlos A. de C. Moreno. Em HOLLANDA, Heloisa Buarque de. (org). Pós-modernismo e política. Rio de Janeiro: Rocco, 1991.

FLORENCE, Stella. “‘Isso nunca me aconteceu antes’ e suas variações”, em _______. Por que os homens não cortam as unhas dos pés? Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

FUNCK , Susana Bornéo. “Da questão da mulher à questão do gênero”, em _______ (org). Trocando idéias sobre a mulher e a literatura. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 1994.

_______. “Situação crítica: a teoria feminista na virada do século”. Em Stevens, Cristina (org). Cerrados: Revista do Programa de Pós-Graduação em Literatura, n°. 12, ano 11. Brasília, 2002. Lauretis, Teresa de. “A tecnologia do gênero”, em HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Trad. de Susana Bornéo Funck. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

LOPES, Denílson. “Entre homens, entre lugares”, em _______. O homem que amava rapazes e outros ensaios. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2002.

LOURO, Guacira Lopes. “Viajantes pós-modernos”, em _______. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MOSCOVICH, Cíntia. Duas iguais: manual de amores e equívocos assemelhados. Porto Alegre: L&PM, 1998.

_______. “À memória das coisas afastadas”, em _______. O reino das cebolas. Porto Alegre: L&PM, 2002.

_______. “Mi Buenos Aires querido”, em _______. O reino das cebolas. Porto Alegre: L&PM, 2002.

_______. “Morte de mim”, em _______. Anotações durante o incêndio. Porto Alegre: L&PM, 2001.

_______. “Cartografia”, em _______. Arquitetura do arco-íris. Rio de Janeiro: Record, 2004.

NAVARRO-SWAIN, Tânia. O que é lesbianismo. São Paulo: Brasiliense, 2000.

SANTOS, Silvana Mara de Morais dos. O pensamento da esquerda e a política de identidade: as particularidades da luta pela liberdade de orientação sexual. Tese de Doutorado ”“ Curso de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.

SEIXAS, Heloísa. “Assombração”, em _______. Pente de Vênus: histórias do amor assombrado. Porto Alegre: Sulina, 1995.

_______. “Madrugada”, em Ruff ato, Luiz (org). 25 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira. Rio de Janeiro: Record, 2004.

YOUNG, Fernanda. O efeito Urano. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

YOUNG, Ãris Marion. Inclusion and democracy. Oxford: Oxford University Press, 2000.

Downloads

Publicado

01/04/2011

Como Citar

Leal, V. M. (2011). Deslocar-se para recolocar-se:: os amores entre mulheres nas recentes narrativas brasileiras de autoria feminina. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (32), 31–45. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9565

Edição

Seção

Seção Temática