Deslocar-se para recolocar-se:
os amores entre mulheres nas recentes narrativas brasileiras de autoria feminina
Resumo
O artigo discute a representação, na literatura brasileira contemporânea, de um grupo social em que estão cruzadas duas categorias identitárias consideradas marginalizadas: o gênero feminino e a homossexualidade. Contos e romances das escritoras Cíntia Moscovich, Heloísa Seixas, Stella Florence, Fernanda Young e Cecília Costa são analisados no tocante ao tema das relações homossexuais entre mulheres.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. Trad. de Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Trad. de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CHAUÃ, Marilena. Repressão sexual: essa nossa (des)conhecida. São Paulo: Brasiliense, 1987.
COSTA, Cecília. Damas de Copas. Rio de Janeiro: Record, 2003.
EARP, Fábio Sá, KORNIS, George. A economia da cadeia produtiva do livro. Rio de Janeiro: BNDES, 2005.
ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. Trad. de Rogério Fernandes. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
FACCO, Lúcia. As heroínas saem do armário: literatura lésbica contemporânea. São Paulo: GLS, 2004.
FLAX, Jane. “Pós-modernismo e relações de gênero na teoria feminista”. Trad. de Carlos A. de C. Moreno. Em HOLLANDA, Heloisa Buarque de. (org). Pós-modernismo e política. Rio de Janeiro: Rocco, 1991.
FLORENCE, Stella. “‘Isso nunca me aconteceu antes’ e suas variações”, em _______. Por que os homens não cortam as unhas dos pés? Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
FUNCK , Susana Bornéo. “Da questão da mulher à questão do gênero”, em _______ (org). Trocando idéias sobre a mulher e a literatura. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 1994.
_______. “Situação crítica: a teoria feminista na virada do século”. Em Stevens, Cristina (org). Cerrados: Revista do Programa de Pós-Graduação em Literatura, n°. 12, ano 11. Brasília, 2002. Lauretis, Teresa de. “A tecnologia do gênero”, em HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Trad. de Susana Bornéo Funck. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
LOPES, Denílson. “Entre homens, entre lugares”, em _______. O homem que amava rapazes e outros ensaios. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2002.
LOURO, Guacira Lopes. “Viajantes pós-modernos”, em _______. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
MOSCOVICH, Cíntia. Duas iguais: manual de amores e equívocos assemelhados. Porto Alegre: L&PM, 1998.
_______. “À memória das coisas afastadas”, em _______. O reino das cebolas. Porto Alegre: L&PM, 2002.
_______. “Mi Buenos Aires querido”, em _______. O reino das cebolas. Porto Alegre: L&PM, 2002.
_______. “Morte de mim”, em _______. Anotações durante o incêndio. Porto Alegre: L&PM, 2001.
_______. “Cartografia”, em _______. Arquitetura do arco-íris. Rio de Janeiro: Record, 2004.
NAVARRO-SWAIN, Tânia. O que é lesbianismo. São Paulo: Brasiliense, 2000.
SANTOS, Silvana Mara de Morais dos. O pensamento da esquerda e a política de identidade: as particularidades da luta pela liberdade de orientação sexual. Tese de Doutorado ”“ Curso de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
SEIXAS, Heloísa. “Assombração”, em _______. Pente de Vênus: histórias do amor assombrado. Porto Alegre: Sulina, 1995.
_______. “Madrugada”, em Ruff ato, Luiz (org). 25 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira. Rio de Janeiro: Record, 2004.
YOUNG, Fernanda. O efeito Urano. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
YOUNG, Ãris Marion. Inclusion and democracy. Oxford: Oxford University Press, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.