O caráter dinâmico da História:
fatos e versões em Viva o povo brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro
Resumo
O caráter dinâmico da História: fatos e versões em Viva o povo brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikail. Epos e romance. In: Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Trad. de Aurora Fornoni Bernadini et al. S. Paulo: Hucitec, Editora da Unesp, 1993, p. 398.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1981. p. 168.
BENJAMIN, Walter. O narrador. In: Magia e técnica, arte e política: obras escolhidas, v. 1. Trad. de Sergio Paulo Rouanet. S. Paulo: Brasiliense, 1986. p. 198.
BENJAMIN, Walter. O narrador. In: Magia e técnica, arte e política: obras escolhidas, v. 1. Trad. de Sergio Paulo Rouanet. S. Paulo: Brasiliense, 1986. p. 203.
RIBEIRO, João Ubaldo.Viva o povo brasileiro. 12 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.
SILVA, Teresa Cristina Cerdeira de. José Saramago - entre a história e a ficção: uma saga de portugueses. Lisboa: Dom Quixote, 1989. p. 28.
VALADARES, Ana Rita - Viva o povo brasileiro: uma paródia-épica (disseração de Mestrado). Brasília: Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília, 1991. p. 115.
WHITE, Hayden - Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. Trad. de Alipio Correia de Franca Neto. S. Paulo: Edusp. p. 56.
WHITE, Hayden - Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. Trad. de Alipio Correia de Franca Neto. S. Paulo: Edusp. p. 63.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.