Piercings na língua:

Hilda Hilst e Kiki Smith

Autores

  • Ana Chiara

Resumo

As noções sobre representações do corpo obedecem a configurações construídas num fluxo temporal, cultural e imagético que podem ser remetidas tanto ao domínio da historiografia quanto da estética. Este artigo pensa o modo como duas artistas [Hilda Hilst (1922-1995), escritora e poeta brasileira, e Kiki Smith (1954-), artista plástica nascida em Nuremberg, moradora dos Estados Unidos] buscam dar forma ao “impossível real” dos corpos femininos por meio de estratégias discursivas e/ou formais que expressam, representam a “natureza carnal” desse corpo, sua fisiologia, excreções, fluidos, vulnerabilidade e força; mas ultrapassam o domínio da representação do real ”“ do realismo em arte ”“, para criarem um corpo reinventado. Os conceitos de formless (Georges Bataille) e de método de dramatização (Gilles Deleuze) são usados como instrumental teórico para a discussão acerca destas condições de linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. Trad. e apresentação de Selvino José Assmann. São Paulo: Boitempo, 2007.

BATAILLE, Georges. Visions of excess. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1985.

BORGES, Augusto Contador. “Georges Bataille: imagens do êxtase”. Revista Agulha. Disponível em . Acesso em abr. 2008.

CAVALCANTI, Isabel. Eu que não estou aí onde estou: o teatro de Samuel Beckett (o sujeito e a cena entre o traço e o apagamento). Rio de Janeiro: 7letras, 2006.

DELEUZE, Gilles. A ilha deserta e outros textos: textos e entrevistas (1953-1974). Edição preparada por Davi Lapoujade: organização da edição brasileira e revisão técnica de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Iluminuras, 2006.

_______. Mil platôs-capitalismo e esquizofrenia. v. 3. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

HILST, Hilda. Fluxo-floema. São Paulo: Globo, 2003.

SMITH, Kiki. Kiki Smith: all creatures great and small. Carl Haenlein: Kestner Gesellschaft, 1998.

_______. A Gathering (1980-2005) / Siri Engberg (with contributions by Linda Nochin, Lynne Tillman and Marina Warner). Walk Art Center, 2005. 27

Downloads

Publicado

01/05/2011

Como Citar

Chiara, A. (2011). Piercings na língua:: Hilda Hilst e Kiki Smith. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (31), 179–190. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9439

Edição

Seção

Seção Tema Livre