Cultura de massa:
o caso José Agustín
Resumo
Muitas narrativas escritas na América Latina na última década recriam, na ficção, situações cotidianas nas metrópoles, onde se pode observar uma presença cada vez mais intensa da cultura
de massa. Produtos que podem ser ligados tanto ao campo artístico ”“ como filmes e músicas ”“ quanto a muitos outros ”“ relacionados aos campos da publicidade e do marketing ”“ são claramente postos em muitas das narrativas contemporâneas. Em De perfil, publicado por José Agustín, em 1966, muitos dos elementos da cultura de massa aparecem por meio de um texto
irônico, fragmentado, cercado de vozes de muitos segmentos sociais. Essa obra assegurou uma posição de destaque ao autor na jovem geração que inaugurou o pós-modernismo na literatura mexicana.
Downloads
Referências
AGUSTÃN, José. De perfil. México (DF): Editorial Planeta, 1999.
BERMAN, Marshal. Tudo que é sólido desmancha no ar. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
COELHO, Marcelo. Crítica cultural: teoria e prática. São Paulo: Publifolha, 2006.
COUTINHO, Eduardo. “O pós-modernismo e a literatura latino-americana contemporânea”, em . Literatura comparada na América Latina. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2003.
DUARTE, Rodrigo. Teoria crítica da indústria cultural. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. 6ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.
HUTCHEON, Linda. Teoria da paródia. Lisboa: Edições 70, 1996.
HUYSSEN, Andreas. “Mapeando o pós-moderno”, em et al. Pósmodernismo e política. Rio de Janeiro: Rocco, 1991.
LEE, Joong Kim. Cultura y sociedad de México en la obra de José Agustín. Guadalajara: Universidad de Guadalajara, 2000.
LIMA, Luiz Costa. Demanda dispersa. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1981.
WILLIAMS, Raymond L. The postmodern novel in Latin America. New York: St Martin’s Press, 1996.
______e RODRÃGUEZ, Blanca. La narrativa posmoderna en Mexico. Xalapa (México): Universidad Veracruzana, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.