Um autor, várias vozes:

identidade, alteridade e poder na narrativa de Milton Hatoum

Autores

  • Gabriel Albuquerque

Resumo

De origem libanesa, Milton Hatoum trata, em seus dois primeiros romances, da trajetória de famílias de imigrantes. A partir de seu terceiro romance, o foco recai sobre uma família brasileira que tem em comum com as famílias anteriormente retratadas estar localizada no Norte do Brasil, mais especificamente na cidade de Manaus. Neste trabalho, busca-se verificar questões como identidade, alteridade e poder que ocorrem em um lugar específico, mas que não podem mais ser tratadas como regionalismo já que acontecem em um espaço onde as diferenças entre vários sujeitos compõem um painel de tensões impossíveis de se explicar apenas a partir de uma geografia. Adensando tais tensões estão a voz autoral e a diversidade presente nas personagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

HATOUM, Milton. Relato de um Certo Oriente. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

””””””””. Dois irmãos. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

””””””””. Cinzas do Norte. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

””””””””. “Norte”. Entrelivros, nº. 18. São Paulo: Duetto Editorial, 2005, p. 26.

PICCHIO, Luciana Stegagno. “Oposições binárias em literatura: o Exemplo Brasileiro”. Trad. de Iracema Gomes Soares. Diógenes ”“ Revista de Ciências Humanas. Brasília: Editora da Universidade de Brasília. 1984, pp. 83-100.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: evolução e sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras. 1995.

SCHWARZ, Roberto. Um mestre na periferia do capitalismo. São Paulo: Duas Cidades. 1990.

Downloads

Publicado

01/12/2011

Como Citar

Albuquerque, G. (2011). Um autor, várias vozes:: identidade, alteridade e poder na narrativa de Milton Hatoum. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (28), 125–140. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9108

Edição

Seção

Seção Tema Livre