Espaços populares e corpos resistentes em dois romances de Diamela Eltit
Resumo
O presente artigo aborda dois romances recentes da escritora chilena Diamela Eltit com o objetivo de analisar algumas estratégias de resistência de uma narrativa confrontada ao estado
de desmemória que prevalece no Chile da pós-ditadura. Los trabajadores de la muerte (1998) e Mano de obra (2002) ocupam espaços populares para tornar visíveis certos corpos que persistem na paisagem urbana, em rebeldia à s determinações estéticas e políticas do mercado.
Downloads
Referências
DELEUZE, Gilles. Foucault. Paris: Editions de Minuit, 1986.
ELTIT, Diamela. Los vigilantes. Santiago-Chile: Sudamericana, 1994.
______. “Vivir ¿dónde?”. Revista de Crítica Cultural, nº. 11. Santiago-Chile, 1995, pp. 39-43.
______. Lumpérica. Santiago de Chile: Seix Barral, 1998. [Edição original: 1983].
______. Emergencias: escritos sobre literatura, arte y política. Santiago-Chile: Planeta/Ariel, 2000.
______. Los trabajadores de la muerte. Buenos Aires: Norma, 2001. [Edição original: 1998].
______. Mano de obra. Santiago-Chile: Seix Barral, 2002.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 1977.
MASIELLO, Francine. El arte de la transición. Buenos Aires: Norma, 2001.
______. “El trabajo de la novela”. Revista Casa de las Américas, jan.-mar. de 2003, pp.136-40.
MOULIAN, Tomás. El consumo me consume. Santiago-Chile: LOM ediciones, 1999.
WAISMAN, Sergio. “Medea entre la taberna y el mercado: la desfiguración de la madre en Los trabajadores de la muerte”. La torre: Revista de la Universidad de Puerto Rico, ano X, nº. 38. Puerto Rico, 2005, pp. 617-33.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.