Electra nos trópicos:
um mergulho no mar mítico de Nelson Rodrigues
Resumo
Nelson Rodrigues alcança, na peça Senhora dos Afogados (1947), um nível praticamente insuperável de domínio da expressão poética e dos recursos do gênero trágico. Mesmo afirmando desconhecer a tragédia grega e ter apenas contatos descontínuos com a obra de Eugene O’Neill, a peça brasileira descreve um processo inusitado de recepção temática que remete primeiramente a Mourning Becomes Electra (1931) e desta, inequivocamente, à Oréstia de Ésquilo (458 a.C.). A estratégia concebida pelo dramaturgo para camuflar suas fontes foi representar temas autenticamente trágicos como o destino, vingança, hybris e horror, por meio da reinvenção dos mecanismos da tragédia: Rodrigues explora, pois, as propriedades semiológicas do mar, para conectá-las à s ações de suas personagens e aos desejos que as aniquilam.
Downloads
Referências
ALEXANDER, Samuel. Space, time and deity. New York: Dover Publications, 1966.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Rio de Janeiro: Abril Cultural, 1970.
BOITANI, Piero. The Genius to improve an invention: literary transitions. Indiana/U.S.A.: University of Notre Dame Press, 2002.
BOUDIN, M.H. Dicionário de tupi moderno: dialeto tem-bem-ténétéhar do alto do rio Gurupi. São Paulo: Governo do Estado/Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente, 1966.
BURKE, Peter. Hibridismo cultural. Trad. de Leila Souza Mendes. São Leopoldo: Editora da Unisinos, 2003.
COHEN, S.H. The Electra figure in twentieth century American and European drama. Michigan: U.M.I., 1968.
CORBIN, Alain. O território do vazio: a praia e o imaginário ocidental. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GOMES NETO, Darci. O Indianismo na poesia brasileira: contradições ideológicas (do Arcadismo ao Modernismo). Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: Departamento de Letras/PUC, 1982.
GULLÓN, Ricardo. Espacio y novela. Barcelona: Andotni Bosch, 1980.
LINS, Ronaldo Lima. O teatro de Nelson Rodrigues: uma realidade em agonia. Rio de Janeiro: Francisco Alves/INL, 1979.
MAGALDI, Sábato. Panorama do teatro brasileiro. Rio de Janeiro: MEC/ DAC/FUNARTE/SNT, s.d.
______. Nelson Rodrigues: dramaturgia e encenação. São Paulo: Perspectiva, 1987.
NUÑEZ, Carlinda F. Pate. Electra ou uma constelação de sentidos. Goiânia: Editora da Universidade Católica de Goiás, 2000.
O’NEILL, Eugene. “Mourning becomes Electra”, em A trilogy. Sydney: Independent Theatre, 1945.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.