Por um teatro político e popular:

manifestos do musical brasileiro, 1966-1983

Autores

  • Fernando Marques

Resumo

O teatro brasileiro entre 1964 e 1983 freqüentemente se organizou na forma de espetáculos musicais para responder ao regime militar. Este artigo estuda quatro prefácios a peças publicadas e encenadas naquele período. Esses prefácios, escritos pelos dramaturgos Oduvaldo Vianna Filho, Ferreira Gullar e Dias Gomes e pelo diretor Flávio Rangel, contêm idéias estéticas e políticas que nos podem interessar ainda agora.

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Referências

GOMES, Dias. O rei de Ramos. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1987.

______E GULLAR, Ferreira. Dr. Getúlio, sua vida e sua glória. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

______. Vargas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983.

MARQUES, Fernando. “A última aula do mestre do teatro brasileiro”. Caderno de Sábado, Jornal da Tarde. São Paulo, 12 de fevereiro de 2000.

VIANNA FILHO, Oduvaldo e GULLAR, Ferreira. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.

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Publicado

09/14/2012

Como Citar

Marques, F. (2012). Por um teatro político e popular:: manifestos do musical brasileiro, 1966-1983. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (25), 11–22. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9015

Edição

Seção

Seção Temática