Por um teatro político e popular:
manifestos do musical brasileiro, 1966-1983
Resumo
O teatro brasileiro entre 1964 e 1983 freqüentemente se organizou na forma de espetáculos musicais para responder ao regime militar. Este artigo estuda quatro prefácios a peças publicadas e encenadas naquele período. Esses prefácios, escritos pelos dramaturgos Oduvaldo Vianna Filho, Ferreira Gullar e Dias Gomes e pelo diretor Flávio Rangel, contêm idéias estéticas e políticas que nos podem interessar ainda agora.
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Referências
GOMES, Dias. O rei de Ramos. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1987.
______E GULLAR, Ferreira. Dr. Getúlio, sua vida e sua glória. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
______. Vargas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983.
MARQUES, Fernando. “A última aula do mestre do teatro brasileiro”. Caderno de Sábado, Jornal da Tarde. São Paulo, 12 de fevereiro de 2000.
VIANNA FILHO, Oduvaldo e GULLAR, Ferreira. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.
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