100 páginas por dia: Bookstagram, BookTube e as formas de condução da conduta leitora na contemporaneidade
Palavras-chave:
práticas de leitura; mídias sociais; governamento; pedagogias culturaisResumo
Este artigo objetiva analisar algumas formas de condução da conduta leitora na contemporaneidade, tomando por base os discursos que circulam nos perfis e canais de quatro influenciadores literários de grande destaque no Brasil. Os dados, provenientes da observação silenciosa (lurking) em perfis de Bookstagram e canais de BookTube, foram escrutinados com inspiração na análise do discurso foucaultiana. Ancora-se, em termos teóricos, nas lentes conceituais dos estudos foucaultianos e dos Estudos Culturais, especialmente a partir das noções de pedagogias culturais e de governamento. As análises empreendidas indicam que os sujeitos são conduzidos a uma prática de leitura diária e organizada, para isso definindo metas de leitura, utilizando aplicativos de controle e estabelecendo cronogramas. Os discursos conduzem os sujeitos a formas específicas de ser leitor, emergindo daí um leitor endividado, empresário de si, estatístico de si e disciplinado. Nessas formas de ser leitor podem ser observadas relações com os princípios da racionalidade neoliberal e com as práticas escolares.
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