O amor lésbico e o silêncio na poesia de Mar Becker
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-40187010Palavras-chave:
protagonismo lésbico; literatura brasileira contemporânea; Mar BeckerResumo
Este estudo propôs uma investigação de dois poemas que compõem a seção “Lesbos”, da obra A mulher submersa (2020), de Mar Becker. Com base em uma análise do plano de expressão, do plano de conteúdo e de suas intersecções, buscamos observar os efeitos de sentido desses textos a fim de refletir sobre o protagonismo lésbico na literatura brasileira contemporânea de autoria feminina. Para trazer o amor lésbico para o centro dos estudos literários, objetivamos valorizar produções que trabalhem na literatura brasileira o protagonismo da mulher lésbica e uma representação livre de censuras, tabus ou estereótipos. Enfatizamos especialmente a ressignificação do silêncio: ainda que, historicamente, mulheres tenham amado umas às outras em silêncio por coerções sociais, Becker trabalha esse silêncio como aquele que só se faz possível no conforto entre duas iguais que se reconhecem; enquanto um amor que não precisa de estatuto, de jurisdição nem do amparo do discurso dominante para legitimá-lo; que sobrevive mesmo que o tentem empurrar para os rodapés da história; que se faz compreender sem precisar explicá-lo. Conforme a autora (Becker, 2020), “depende de tantas palavras o amor de um homem/por uma mulher/mas uma mulher ama a outra em silêncio”.
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