Crítica literária negra: o estado da questão
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-40187006Palavras-chave:
crítica literária; crítica literária negra; literatura afro-brasileiraResumo
O presente artigo é fruto das reflexões balizadas no âmbito dos estudos da literatura afro-brasileira e de seus quantos e possíveis desdobramentos. A produção e a circulação de romances, contos, poesias e crônicas com temáticas negras são uma realidade cada vez mais visível no campo literário brasileiro; e têm ensejado, numa relação de causa e efeito, a produção crítica sobre essa nova vertente da literatura brasileira. Objetivou-se, com este estudo, apresentar, ainda que de forma sumária, o estado da questão de uma crítica que tem ocupado, especificamente, de um corpus literário afro-centrado. Na mesma direção, intenta-se, ainda, demonstrar o modo como ela foi e tem sido gestada num fecundo e complexo campo de reflexões e tensões situadas, sobretudo, na esfera universitária. Para tanto, são evocadas, nesta discussão, as considerações críticas de Regina Dalcastagnè (2008; 2012), Conceição Evaristo (2009), Luiz Silva (2010), David Brookshaw (2012), Thomas Bonicci (2012), Eduardo de Assis Duarte (2014), entre outros pesquisadores que se debruçam sobre o assunto. O estudo conclui que a crítica literária negra é uma realidade no campo literário nacional que tem trazido contributos significativos para uma leitura conjecturada das produções afro-brasileiras.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Sílvio (2020). Racismo estrutural. São Paulo: Jandaíra.
BERND, Zilá (1987). Negritude e literatura na América Latina. Porto Alegre: Mercado Aberto.
BERND, Zilá (1992). Literatura Negra. In: JOBIM, José Luis (org.). Palavras da Crítica. Rio de Janeiro: Imago. p. 267-275.
BERTOL, Rachel (2017). Em torno da crítica literária em jornal: sobre Lima Barreto e José Veríssimo. Revista Matrizes, v. 11, n. 2, p. 249-270. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v11i2p249-270
» https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v11i2p249-270
BONICCI, Thomas (2012). Pós-colonialismo e a literatura: estratégias de leitura. 2. ed. Maringá: Eduem.
BOSI, Alfredo (2006). História concisa da literatura brasileira. 36. ed. São Paulo: Cultrix.
BOURDIEU, Pierre (2015). A dominação masculina. Trad. Maria Helena Künher. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
BROOKSHAW, David (2012). Raça e cor na literatura brasileira. Porto Alegre: Mercado Aberto.
CANDIDO, Antonio (1999). Formação da Literatura Brasileira. São Paulo: Itatiaia. v. 1.
CORTAZZO, Uruguay (2018). Branquitude e Crítica Literária. Literafro. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/artigos/artigos-teorico-conceituais/48-uruguay-cortazzo-branquitude-e-critica-literaria Acesso em: 3 jan. 2022.
DALCASTAGNÈ, Regina (2008). Entre silêncios e estereótipos: relações raciais na literatura brasileira contemporânea. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, v. 31, p. 87-110. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9434 Acesso em: 24 set. 2022.
» https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9434
DALCASTAGNÈ, Regina (2012). Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. São Paulo: Horizonte.
DUARTE, Eduardo de Assis de (2014). Literatura afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XXI. Rio de Janeiro: Pallas.
DURÃO, Fabio Akcelrud (2016). O que é crítica literária. São Paulo: Nankin; Parábola.
EVARISTO, Conceição (2009). Literatura negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. Revista Scripta, Belo Horizonte, v. 13, n. 25, p. 17-31.
FRANÇA, Jean Carvalho (1998). Imagens do negro na literatura brasileira. São Paulo: Brasiliense.
GOMES, Heloisa Toller (1988). O negro e o romantismo brasileiro. São Paulo: Atual.
JOBIM, José Luís (2012). A crítica literária e os críticos criadores no Brasil. Rio de Janeiro: Caetés/EDUERJ.
MEDEIROS, Mário (2015). Polifonias marginais. Rio de Janeiro: Aeroplano.
MOISÉS, Massaud (2012). História da literatura brasileira: das origens ao romantismo. São Paulo: Cultrix.
MONGIM, Luciana Marquesini (2019). Etnicidade e literatura: a presença do negro na literatura marginal periférica. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.
MOORE, Carlos (2009). Racismo e sociedade: novas bases epistemológicas para entender o racismo. Belo Horizonte: Mazza.
MUNANGA, Kabengele (2012). Negritude e identidade negra ou afrodescendente: um racismo ao avesso? Revista da ABPN, Ouro Preto, v. 4, n. 8, p. 6-14.
MURICY, Kátia (2009). A natureza filosófica da crítica. In: OLINTO, Hidrun Krieger; SCHOLLHAMMER, Karl Erik (org.). Literatura e crítica. Rio de Janeiro: 7Letras. p. 114-136.
PERRONE-MOISÉS, Leyla (1993). Texto, Crítica, Escritura. 2. ed. São Paulo: Ática.
PONTES, Heloisa (2008). Crítica de cultura no feminino. Mana, v. 14, n. 2, p. 511-541. https://doi.org/10.1590/S0104-93132008000200009
» https://doi.org/10.1590/S0104-93132008000200009
RABASSA, Gregory (1965). O negro na ficção brasileira. Trad: Ana Maria Martins. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.
ROMERO, Silvio (1881). A questão do dia: a emancipação dos escravos. Revista Brazileira, ano 2, tomo 7, p. 192.
ROSEMBERG, Fúlvia (1985). Literatura infantil e ideologia. São Paulo: Global.
SANTOS, James Rios de Oliveira (2017). Autoria e representação de personagens negras em narrativas infantojuvenis: acervos PNBE 2011 e 2013. 194f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá.
SAYERS, Raymond (1958). O negro na literatura brasileira. Trad. Antonio Houaiss. Rio de Janeiro: O Cruzeiro.
SCHNEIDER, Alberto Luiz (2018). Machado de Assis e Silvio Romero: escravismo, “raça” e cientificismo em tempos de campanha abolicionista (década de 1880). Almanack, n. 18, p. 451-488. https://doi.org/10.1590/2236-463320181810
» https://doi.org/10.1590/2236-463320181810
SCHWARCZ, Lília Moritz (2015). O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1870-1930. 13. ed. São Paulo: Companhia das Letras.
SILVA, Luiz (2010). Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro.
SILVA, Luiz Maurício Azevedo (2013). A crítica literária marxista e a questão do preconceito. Revista de Estudos Literários da UEMS, v. 2, n. 7, p. 9-18.
SILVA, Luiz Maurício Azevedo (2020). Ideologias literárias da cor na reconfiguração do cânone brasileiro. Revista de Literatura Brasileira, Porto Alegre, v. 33, n. 61, p. 95-112.
SOUZA, Eneida Maria de (2002). O discurso crítico brasileiro. Belo Horizonte: Editora UFMG.
WELLEK, René (1993). Conceitos de crítica. São Paulo: Cultrix.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.