Carola Saavedra e a arte dos enigmas: sobre o poder e a impotência da literatura
Palavras-chave:
Carola Saavedra; ensaio; literatura contemporânea; literatura brasileiraResumo
Neste texto, resenhamos o livro O mundo desdobrável: ensaios para depois do fim, da escritora brasileira Carola Saavedra. Procuramos mostrar como os ensaios contidos na obra desdobram a questão “o que pode a literatura?”. Fazemos ainda alguns apontamentos sobre o que chamamos incoerência teórica da obra, indicando, ao final, as possibilidades que Saavedra vislumbra para a literatura dos próximos anos
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio (2007). Estâncias: a palavra e o fantasma na cultura ocidental. Belo Horizonte: Editora UFMG.
AGAMBEN, Giorgio (2015). Bartleby, ou da contingência Belo Horizonte: Autêntica.
BARTHES, Roland (1988). A morte do autor. In: BARTHES, R. O rumor da língua São Paulo: Brasiliense. p. 65-70.
BARTHES, Roland (2013). Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França, pronunciada no dia 7 de janeiro de 1977. São Paulo: Cultrix.
LACAN, Jacques (1985). O seminário, livro 20: mais, ainda. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
SAAVEDRA, Carola (2021). O mundo desdobrável: ensaios para depois do fim. Belo Horizonte: Relicário. (Coleção Nosotras.)
SAFATLE, Vladimir (2017). Introdução a Jacques Lacan. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica. (Coleção Filô Margens.)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.