O realismo performático reflexivo no romance latino-americano contemporâneo: a autoria feminina além do “teto todo seu”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-40186801

Palavras-chave:

paradigma Bolaño; romance latino-americano; realismos

Resumo

Com base nos romances Temporada de huracanes (2017), da escritora mexicana Fernanda Melchor, e Enterre seus mortos (2018), de Ana Paula Maia, este artigo pretende refletir sobre a incidência e as conotações assumidas pelo realismo performático reflexivo — denominado por Ravetti (2019) como “paradigma Bolaño” —, nos romances latino-americanos contemporâneos de autoria feminina. Nas narrativas de Melchor (2017) e Maia (2018), a violência hiperbólica e a sobreposição/seriação de brutalidades direcionam para uma melancolia de futuro de dimensões antiépicas, traços reiteradamente presentes nos romances latino-americanos contemporâneos. Voltados à tendência apontada, os romances das autoras mexicana e brasileira revelam perspectivas críticas que são erigidas de temas e de abordagens distanciados tanto do “teto todo seu” (Woolf, 2014) quanto das facilidades de um realismo codificado e de pretensões didáticas. Refletir sobre as escolhas autorais responsáveis por esses deslocamentos, bem como sobre a possibilidade de as referidas estratégias acrescerem mais uma nuança às manifestações romanescas recentes, está entre as questões abordadas neste texto.

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Publicado

10/10/2023

Como Citar

de Felippe, R. (2023). O realismo performático reflexivo no romance latino-americano contemporâneo: a autoria feminina além do “teto todo seu”. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (68). https://doi.org/10.1590/2316-40186801