Fronteiras da alteridade: os animots de Milton Hatoum em Relato de um certo Oriente
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-40186508Palavras-chave:
Relato de um certo Oriente, Milton Hatoum, animalidade, O animal que logo souResumo
Publicado em 1989, o romance de estreia de Milton Hatoum, Relato de um certo Oriente, marca-se por diversos descentramentos que se revelam no enredo da obra. Este artigo tem o objetivo de examinar esses descentramentos, especialmente no que respeita às relações entre o ambiente urbano e o ambiente selvagem, como representadas em Manaus, cenário do livro. Em um aprofundamento do exame das relações de fronteiras, serão investigadas, mais especificamente, as relações entre humanos e animais, bem como a própria animalidade expressa na obra. O episódio do arbusto humano, personagem que teve lugar no sexto capítulo do romance de Hatoum e despertou controvérsias entre os críticos, será analisado segundo uma perspectiva que reconheça a importância estrutural do personagem e sua adequada integração à obra. Por fim, à luz do pensamento de Jacques Derrida, em seu ensaio O animal que logo sou, propõe-se um novo questionamento das fronteiras da individuação, sugerindo um complexo entrelaçamento entre os personagens e retomando as noções de alteridade.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Lindalva Alves de (2010). Um relato oscilante: a Amazônia de Milton Hatoum, em Relato de um certo Oriente. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) – Universidade de Brasília, Brasília.
BHABHA, Homi (2003). O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renata Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix (2007). Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34. v. 2.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix (2017). Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34. v. 1.
DERRIDA, Jacques (2002). O animal que logo sou: (a seguir). Tradução de Fábio Landa. São Paulo: Editora da Unesp.
ESPINOSA, Baruch de (2014). Breve tratado de Deus, do homem e do seu bem-estar. Tradução de Emanuel Angelo da Rocha Fragoso e Luís César Guimarães Oliva. São Paulo: Autêntica.
HATOUM, Milton (2004). Relato de um certo Oriente. São Paulo: Companhia das Letras.
ISER, Wolfgang (1999). O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução de Johannes Ketschmer. São Paulo: Ed. 34. v. 2.
LEIBNIZ, G. W. (2009). A monadologia e outros textos. Organização e tradução de Fernando Luiz Barreto Gallas e Souza. São Paulo: Hedra.
PAZ, Octávio (2012). O arco e a lira. São Paulo: Cosac Naify.
RIBEIRO, Claudio de Oliveira (2015). A contribuição das noções de entre-lugar e de fronteira para a análise da relação entre religião e democracia. Revista de Estudos da Religião, São Paulo, v. 15, n. 2, jul./dez. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/rever/article/view/26193/18855 Acesso em: 6 mar. 2020.
SAID, Edward W. (2005). Representações do intelectual: as conferências Reith de 1993. Tradução de Milton Hatoum. São Paulo: Companhia das Letras.
SAID, Edward W. (2007). Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fábio Antônio Dias Leal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.