Combates e continuidades do legado modernista em algumas publicações contemporâneas

Autores

  • Ieda Magri Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-40186505

Palavras-chave:

modernismo, literatura contemporânea, literatura brasileira

Resumo

O presente texto parte de duas críticas à centralidade do projeto modernista brasileiro, externadas uma, a de Franklin Távora, na ocasião da comemoração dos 70 anos da Semana de Arte Moderna de 22, e outra, a de Luís Augusto Fischer, em Duas formações, uma história: das ideias fora do lugar ao perspectivismo ameríndio, por ocasião das comemorações do centenário, neste ano de 2022. O livro de Fischer não trata propriamente do centenário, mas se organiza a partir da crítica da constituição da Semana de Arte Moderna como marco zero e inultrapassável de nossa modernidade, que obliteraria outros modos possíveis para pensar de maneira diversa da atual a história da literatura brasileira. O artigo responde às duas críticas com alguns exemplos de releituras de Mário e de Oswald de Andrade que mostram como seus trabalhos ainda reverberam (por suas falhas e por seus acertos) na literatura e na arte contemporâneas.

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Publicado

07/26/2022

Como Citar

Magri, I. . (2022). Combates e continuidades do legado modernista em algumas publicações contemporâneas. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (65), 1–14. https://doi.org/10.1590/2316-40186505