O discurso irônico em narrativas curtas de Bernardo Kucinski
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-40186502Palavras-chave:
Bernardo Kucinski, ironia, ditadura militarResumo
A ironia consiste em um artifício linguístico-literário relevante para a constituição de discursos ambíguos, para a construção da comicidade ou, ainda, para o estabelecimento de uma atmosfera de combate e crítica política e social. O presente artigo visa analisar como se constrói a ironia nas narrativas curtas de Bernardo Kucinski reunidas em Você vai voltar para mim e outros contos, que apresentam personagens expostas às situações de opressão e violência durante a ditadura militar brasileira. Verificou-se o papel decisivo do emprego da ironia para conduzir à interpretação das narrativas, fazendo confluir todo o potencial desse recurso para a denúncia de arbitrariedade e violência vigentes no contexto turbulento da ditadura militar.
Downloads
Referências
ALAVARCE, Camila S. (2009). A valorização do elemento dual e o papel do leitor. In: ALAVARCE, Camila S. A ironia e suas refrações: um estudo sobre a dissonância na paródia e no riso. São Paulo: Editora UNESP; Cultura Acadêmica. Disponível on-line em: http://books.scielo.org/id/5dcq3. Acesso em: 11 out. 2019.
BRAIT, Beth (1996). Ironia em perspectiva polifônica. Campinas: Editora da UNICAMP.
BRASIL (1995). Lei n° 9.140, 4 de dezembro de 1995. Reconhece como mortas pessoas desaparecidas em razão de participação ou acusação de participação em atividades políticas, no período de 2 de setembro de 1961 a 15 de agosto de 1979. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 19985. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1995/lei-9140-4-dezembro-1995-348760-normaatualizada-pl.html Acesso em: 8 out. 2019.
BRASIL (2007). Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Direito à memória e à verdade: comissão especial sobre mortos e desaparecidos políticos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/centrais-de-conteudo/memoria-e-verdade/direito-a-memoria-e-a-verdade-2013-comissao-especial-sobre-mortos-e-desaparecidos-politicos/view Acesso em: 8 out. 2019.
CARIGNANO, Maria Laura Moneta (2007). Eva Perón de Copi. Ironia, história e mito na literatura contemporânea. Estudos Linguísticos. São Paulo, v. 36, n. 3, p. 281-287, set./dez. 2007. Disponível em: http://www.gel.hospedagemdesites.ws/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2007/sistema06/107.PDF Acesso em: 8 out. 2019.
DUARTE, Lélia Parreira (1989). Ironia, revolução e literatura. Cadernos de Linguística e Teoria da Literatura. Belo Horizonte, v. 11, n. 22-24, p. 92-113, 1989/2016. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/cltl/article/view/10164. Acesso em: 8 out. 2019.
DUARTE, Lélia Parreira (1994). Ironia, humor e fingimento literário. In: DUARTE, Lélia Parreira (org.). Resultados de pesquisa: ironia e humor em literatura. Belo Horizonte: UFMG. p. 54-78. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/cadernos_pesquisa/article/view/11451 Acesso em: 8 out. 2019.
DUARTE, Lélia Parreira. (2006) Arte & manhas da ironia e do humor. In: DUARTE, Lélia Parreira. Ironia e humor na literatura. Belo Horizonte: Editora PUC Minas; São Paulo: Alameda. p. 17-50. Disponível em: http://www.leliaparreira.com.br/images/ensaios/arte_e_manhas.pdf. Acesso em: 8 out. 2019.
HUTCHEON, Linda (2000). Teoria e política da ironia. Belo Horizonte: Editora UFMG.
JORNALISTA Ottoni Fernandes ajudaria Comissão da Verdade a localizar centro de tortura (2013). O Globo, Rio de Janeiro, 1º jan. Disponível em: http://oglobo.globo.com/brasil/jornalista-ottoni-fernandes-ajudaria-comissao-da-verdade-localizar-centro-de-tortura-7248516 Acesso em: 11 out. 2019.
KEHL, Maria Rita (2014). A ironia e a dor. In: KUCINSKI, Bernardo. Você vai voltar pra mim e outros contos. São Paulo: Cosac Naify.
KUCINSKI, Bernardo (2012). K. Relato de uma busca. São Paulo: Expressão Popular.
MAIA, Maria Helena Pinheiro (1999). As formas da paródia em O ano da morte de Ricardo Reis de José Saramago. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Universidade Estadual Paulista, Araraquara.
MALISKA, Mauricio Eugênio; SOUZA, Silvana Colares Lucio de (2012). A ironia e o humor: uma construção teórica. In: ENCONTRO DO CELSUL – CÍRCULO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL, 10., 24-26 out. 2012, Cascavel. Anais [...] Cascavel: Unioeste, 2012, p. 1-10. Disponível em: http://www.celsul.org.br/Encontros/10/completos/xcelsul_artigo%20(158).pdf Acesso em: 11 out. 2019.
MILITÂNCIA de jornalista inspira contos de Kucinski. Revista do Brasil, n. 80, 16 fev. 2013. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/revistas/2013/02/militancia-de-jornalista-inspira-contos-de-kucinski/. Acesso em: 11 out. 2019.
MUECKE, Douglas Colin. (1995). Ironia e o irônico. São Paulo: Perspectiva.
NETTO, Marcelo; MEDEIROS, Rogério (2012). Memórias de uma guerra suja. Rio de Janeiro: Topbooks.
PEREIRA, Helena Bonito Couto (2015). O estudo da ironia em sala de aula. Todas as Letras, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 25-35, ago./dez. 2015. Disponível em: https://bit.ly/3pDy4EZ. Acesso em: 14 out. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Helena Bonito Couto Pereira, Fernanda Reis da Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.