Retórica subalterna em Graciela Huinao e Conceição Evaristo através da metáfora da voz

Autores

  • Paola Lizana Miranda Universidad de Ciencias de la Educación de Playa Ancha

DOI:

https://doi.org/10.1590.2316-40186501

Palavras-chave:

Retórica subalterna, oralidade, Graciela Huinao, Conceição Evaristo

Resumo

Na presente análise, nós propomos abordar os poemas Walinto de Graciela Huinao e Poemas da recordação e outros movimentos de Conceição Evaristo, na perspectiva da retórica subalterna, entendendo isso como evidência das metáforas que subvertem o discurso colonizador. De acordo com isso, vinculamos as obras de Huinao e Evaristo por meio da metáfora da voz, que nós afirmamos configurar o espaço comum de abertura com o outro, como eco, ressonância e/ou grito, textualizando a preeminência conotativa das culturas orais e concepções contemporâneas de subjetividades múltiplas e plurais.

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Publicado

07/26/2022

Como Citar

Lizana Miranda, P. . (2022). Retórica subalterna em Graciela Huinao e Conceição Evaristo através da metáfora da voz. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (65), 1–14. https://doi.org/10.1590.2316-40186501