O corpo expropriado: Bernardo Kucinski ”“ Diário de uma perda

Autores

  • Ettore Finazzi-Agrò Universidade de Roma “La Sapienza”

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-4018601

Palavras-chave:

Bernardo Kucinski, K.: relato de uma busca, Os visitantes, pós-verdade

Resumo

A tarefa “impossível” que parte da literatura brasileira mais recente tem atribuído a si mesma pode ser resumida na vontade de testemunhar, através da escrita, as feridas e as marcas sangrentas que a ditadura militar deixou atrás de si e que o novo regime autoritário tenta novamente apagar, repetindo o gesto de rasura do passado aviado pela Lei da Anistia. Nesse contexto de “exceção”, no qual o poder instituído tenta impor uma nova (e, todavia, já tragicamente experimentada) ordem discursiva, a literatura desenvolve um papel fundamental, colocando-se numa posição periférica, num espaço-tempo ainda “excepcional” que lhe permite dar voz e corpo às vítimas. Para exemplificar essa tentativa de recuperação da memória pessoal e coletiva, este artigo analisa as obras de Bernardo Kucinski, detendo-se, em particular, em Os visitantes.

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Publicado

04/11/2020

Como Citar

Finazzi-Agrò, E. . (2020). O corpo expropriado: Bernardo Kucinski ”“ Diário de uma perda. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (60), 1–6. https://doi.org/10.1590/2316-4018601