A reconstrução d’O cortiço: estratégias de adaptação do romance de Aluísio Azevedo para um jogo de tabuleiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-40185912

Palavras-chave:

adaptação, jogos de tabuleiro, Aluísio Azevedo, material didático

Resumo

jogos etc. Com o século XXI, os métodos de adaptação ganharam força, realizando-se diversas ações de transformar histórias de um gênero em outro, criando uma série de referências que se vão cruzando e se ampliando. Nesse sentido, os jogos de tabuleiro também permitem um diálogo intertextual, recriando e evocando textos clássicos a partir de uma outra perspectiva de interação. Isso é o que se realiza no projeto de extensão “Adamastor: Laboratório de Criação de Jogos Literários”, com caráter didático, para estimular a leitura literária e ampliar sua fruição para além de um mero jogo de perguntas e respostas de compreensão e interpretação. A título de exemplo, apresenta-se o processo de adaptação para um jogo de tabuleiro do romance naturalista O cortiço, de Aluísio Azevedo, a partir dos conceitos teóricos de adaptação elaborados por Linda Hutcheon.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, Aluísio (1981). O cortiço. São Paulo: Abril Cultural.
BARTHES, Roland. (1988). Da obra ao texto. In: BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Brasiliense.
CANDIDO, Antonio (2004). O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades. p. 169-191.
HUTCHEON, Linda (2011). Uma teoria da adaptação. 2 ed. Florianópolis: Editora UFSC.
MURRAY, Janet H. (2003). Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. Traduzido por Elissa Khoury Daher e Marcelo Fernandez Cuzziol. São Paulo: Editora Unesp.
PERRONE-MOISÉS, Leila (2016). Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras.
REIS, Carlos (2018). Estudos literários e ensino da literatura: o jardim dos caminhos que se cruzam. In: CARDOSO, Patrícia da Silva; BUENO, Luís (Orgs.). Nós e as palavras. Cotia: Ateliê Editoral, p. 33-48.

Downloads

Publicado

01/24/2020

Como Citar

Thimoteo, S. G. . (2020). A reconstrução d’O cortiço: estratégias de adaptação do romance de Aluísio Azevedo para um jogo de tabuleiro. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (59), 1–11. https://doi.org/10.1590/2316-40185912