Cronicar o íntimo: inflexões autobiográficas e leitor confidente nas crônicas de Clarice Lispector
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-40185814Palavras-chave:
crônica pessoal, narrativas do eu, gênero literário, intimismo espetacular, Clarice LispectorResumo
As crônicas de Clarice Lispector publicadas no Jornal do Brasil entre 1967 e 1973, e reunidas sob o título A descoberta do mundo, aparecem como textos que, por seu conteúdo e recursos de escrita, cavalgam entre a crônica e as narrativas do eu, configurando um lugar de enunciação que transforma a própria escrita para problematizar a questão genérica. Neste trabalho, analisarei o corpo de crônicas de Lispector a partir da categoria de “crônica pessoal”, na qual poderiam inscrever-se as singulares incursões da escritora na tradição do gênero e de “intimismo espetacular” (Giordano) categoria que permite pensar sobre a relação entre as crônicas de Lispector e os leitores.
Downloads
Referências
BORIA, Adriana (2009). El discurso amoroso. Tensiones en torno a la condición femenina. Córdoba: Comunicarte.
BERNABÉ, Mónica (2006). Prólogo. CRISTOFF, María Sonia (Comp.). Idea crónica. Literatura de no ficción iberoamericana. Buenos Aires: Beatriz Viterbo.
BERNABÉ, Mónica (2015). La hibridez no basta. Lectura mundi, Buenos Aires, p. 1-4, nov.-dic. En línea: http://www.unsam.edu.ar/lecturamundi/sitio/wp-content/uploads/2016/08/5-La-cronica-en-cuesti%C3%B3n.pdf
GIORDANO, Alberto (2006). Una posibilidad de vida. Escrituras íntimas. Rosario: Beatriz Viterbo.
GIORDANO, Alberto (2011). Vida y obra. Otra vuelta al giro autobiográfico. Rosario: Beatriz Viterbo.
GIORDANO, Alberto (2017). El tiempo de la convalecencia. Rosario: Iván Rosado.
HERNÁNDEZ, Francisco Javier (1997). Escritura autobiográfica y destinatario. Thélème. Revista Complutense de Estudios Franceses, Madrid, n. 11, p. 427-438.
LISPECTOR, Clarice (2010). Descubrimientos. Traducción de Claudia Solans. Buenos Aires: Adriana Hidalgo.
LISPECTOR, Clarice (2011). Revelación de un mundo. Traducción de Amalia Sato. Buenos Aires: Adriana Hidalgo (Primera edición 2004).
MONTALDO, Graciela (2013). Guía Rubén Darío. In: DARÍO, Rubén. Viajes de un cosmopolita extremo. Selección y prólogo de Graciela Montaldo. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica. p. 11-51.
SARLO, Beatriz (2005). Tiempo pasado. Cultura de la memoria y giro subjetivo. Una discusión. Buenos Aires: Siglo XXI.
SIBILIA, Paula (2008). La intimidad como espectáculo. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.
WIENER, Gabriela (2012). Mis crónicas ejemplares. Revista Ñ, 16 oct. En línea: https://bit.ly/2krcMMg.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.