Sob o domínio do duplo:

um estudo comparativo de dois contos de Ignácio de Loyola Brandão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/10.1590/2316-40185416

Resumo

Da tradição à modernidade, figurações do duplo denotam o prestígio da fantasia e do imaginário no vasto espaço da literatura. Na contemporaneidade, os dramas humanos são elementos inspiradores na composição do esfacelamento do eu, tornando-se uma das vias pelas quais a crise da subjetividade é representada na literatura. Assim, o presente artigo analisa as configurações assumidas pelo duplo nos contos “A mão perdida na caixa de correio” e “As cores das bolinhas da morte”, integrantes da obra O homem que odiava a segunda-feira: as aventuras possíveis, de Ignácio de Loyola Brandão (2000). Nas duas narrativas, a perda de uma parte física dos personagens centrais é o traço instigador de uma realidade fantástica. As partes mutiladas assumem, simbólica e metonimicamente, a condição de duplo das personagens e, a partir disso, uma saga é empreendida na tentativa de reincorporação dessa parte faltante ao corpo. O sentimento de incompletude gerado pela mutilação impacta profundamente na psicologia dessas personagens, arrancando-as de uma rotina de vida burocratizada e rigidamente normatizada para lançá-las num mundo de surpresas e num cotidiano imprevisível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor Wiesengrund; HORKHEIMER, Max (2006). Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar.

ANDERSEN, Hans Christian (1983). A sombra. In: VON CHAMISSO, Adalberto et al. Contos dos homens sem sombra. Lisboa: Estampa. p. 203-215.

ANTUNES, José Pedro (2000). Apesar das segundas-feiras: sobre o homem que odiava a segunda-feira. Revista Letras, n. 54, p. 257-259, jul./dez.

BAKHTIN, Mikhail (1987). Rabelais e a história do riso. In: BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec. p. 51-123.

BARGALLÓ, Juan (1994). Hacia una tipología del doble: el doble por fusión, por fisión y por metamorfosis. In: BARGALLÓ, Juan. (Ed). Identidad y alteridade: aproximación al tema del doble. Sevilla: Alfar. p.11-26.

BERGSON, Henri (1983). O riso: ensaio sobre a significação do cômico. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar.

BORGES, Jorge Luis (1999). A biblioteca de Babel. In: BORGES, Jorge Luis. Ficções. Obras completas. São Paulo: Globo. v. 1.

BRANDÃO, Ignácio de Loyola (2000). O homem que odiava a segunda-feira: as aventuras possíveis. 3. ed. São Paulo: Global.

BRANDÃO, Ignácio de Loyola (2001). Entrevista. Cadernos de literatura brasileira: Ignácio de Loyola Brandão, Rio de Janeiro, n. 11, p. 35-57.

BRANDÃO, Ignácio de Loyola (2005). Depois do sol. 2. ed. São Paulo: Global.

BRANDÃO, Ignácio de Loyola (2008). Cabeças de segunda-feira. 5. ed. São Paulo: Global.

CAVALCANTI, Raissa (1997). O mito de Narciso: o herói da consciência. 10. ed. São Paulo: Cultrix.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain (2009). Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 24. ed. Rio de Janeiro: José Olympio.

COUTO, Rita (2000). Kafka nos trópicos. EccoS Revista Científica, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 105-107, jan./jun.

GOGOL, Nicolau (1983). O nariz. In: VON CHAMISSO, Adalberto et al. Contos dos homens sem sombra. Lisboa: Estampa. p. 163-200.

HALL, Stuart (2006). Identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A.

HOFMANN, Ernst Theodor Amadeus (1983). As aventuras da noite de S. Silvestre. In: VON CHAMISSO, Adalberto et al. Contos dos homens sem sombra. Lisboa: Estampa. p. 119-160.

JOURDE, Pierre; TORTONESE, Paolo (2005). Visages du double: un theme littéraire. Paris: Armand Colin.

LAMAS, Berenice Sica (2002). Lygia Fagundes Telles: imaginário e a escritura do duplo. Tese (Doutorado em Letras) ”“ Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

MORAES, Eliane Robert (2002). A vida dos simulacros. In: MORAES, Eliane Robert. O corpo impossível. São Paulo: Iluminuras. p. 93-106.

PIERINI, Fábio Lucas (2005). Fantástico e alegoria em O homem que odiava a segunda-feira, de Ignácio de Loyola Brandão. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) ”“Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara.

SILVA, Deonísio da (2001). As mãos sujas: o longo fôlego das histórias curtas de um historiador solidário. Cadernos de literatura brasileira: Ignácio de Loyola Brandão, Rio de Janeiro, n. 11, p. 161-169.

Downloads

Publicado

05/21/2018

Como Citar

Silva, A. M. M. da, & Leite, F. E. G. (2018). Sob o domínio do duplo:: um estudo comparativo de dois contos de Ignácio de Loyola Brandão. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (54), 297–318. https://doi.org/10.1590/10.1590/2316-40185416