Leilah Assumpção, os muros e o dia branco

Autores

  • Fernanda Ribeiro Queiroz de Oliveira Instituto Federal de Brasília (IFB)

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-40185211

Palavras-chave:

Letras, Literatura, Teatro

Resumo

Leilah Assumpção é uma dramaturga cujas peças não recebem a atenção necessária nem da crítica especializada, nem do mercado editorial, ambiente ainda vascularizado pelo machismo e pelas arquiteturas que engendram as posições de direção e escrita de teatro como masculinas. Representante da nova dramaturgia que floresceu a partir da década de 1970, a dramaturga traça uma mandala em que os relacionamentos surgem como tema engendrados pela busca de visibilidade pela mulher, dos seus anseios pessoais, sexuais e profissionais e da consequente desestabilização dos papéis tradicionalmente atribuídos aos homens. Este artigo analisa a obra de Leilah Assumpção, mostrando como, usando de um tratamento irônico e inesperadamente bem humorado em situações de alta tensão, a autora trabalha a saga de seres humanos em encontrarem a si mesmos dentro do mundo. 

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Publicado

08/26/2017

Como Citar

Oliveira, F. R. Q. de. (2017). Leilah Assumpção, os muros e o dia branco. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (52), 218–245. https://doi.org/10.1590/2316-40185211

Edição

Seção

Seção Temática