Literatura e espetáculo religioso em um conto de Marcelino Freire

Autores

  • Geraldo Vicente Martins Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Ricardo Magalhães Bulhões Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-4018524

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma possibilidade de leitura do conto “Irmãos”, de Marcelino Freire, na qual se considera a articulação entre reflexões a respeito da visibilidade dos sujeitos trazida pela televisão e o conceito de figura, advindo da semiótica discursiva. Para a consecução desse objetivo, elegeu-se como tópico central a contraposição entre o protagonista do conto de Freire, um escritor, e seu duplo, pastor evangélico que apresenta um programa televisivo, considerando-se a problemática inerente a uma perspectiva do profano frente a uma do sagrado. A análise das figuras constantes em fragmentos centrais da narrativa, sustentadas nas reflexões sobre certa indústria do espetáculo, aqui concretizada no poder televisivo, demonstrou a pertinência de nossa proposta, confirmando a validade desse discurso ambíguo que se configura ao longo do texto analisado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENDT, Hannah (2000). A condição humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

BERTRAND, Denis (2003). Caminhos da semiótica literária. Bauru: Edusc.

BOURDIEU, Pierre (1997). Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Zahar.

D’ANGELO, Biagio (2012). Páginas da vida? Entre mimesis, Stendhal e reality show. In: MARGATO, Izabel; GOMES, Renato Cordeiro. Novos realismos. Belo Horizonte: Editora da UFMG.

FREIRE, Marcelino (2015). Amar é crime. Rio de Janeiro: Record.

KEHL, Maria Rita (2004). Visibilidade e espetáculo. In: BUCCI, Eugênio; KEHL, Maria Rita. Videologias: ensaios sobre televisão. São Paulo: Boitempo. p. 141-164.

PELLEGRINI, Tânia (2014). A outra volta do parafuso: Marcelino Freire. Brasiliana: Journal for Brazilian Studies, v. 3, n. 1, 2014

RAMOS, Luiz Carlos (2005). A pregação na idade mídia: os desafios da sociedade do espetáculo para a prática homilética contemporânea. 2005. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) ”“ Faculdade de Filosofia e Ciências da Religião, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo.

RESENDE, Beatriz (2008). Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da Palavra.

SCHØLLHAMMER, Karl Erik (2009). Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Downloads

Publicado

08/26/2017

Como Citar

Martins, G. V., & Bulhões, R. M. (2017). Literatura e espetáculo religioso em um conto de Marcelino Freire. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (52), 66–79. https://doi.org/10.1590/2316-4018524

Edição

Seção

Seção Temática