A seleção de obras literárias para o Programa Nacional Biblioteca da Escola −
PNBE 2006-2014
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-40185111Resumo
Este artigo objetiva analisar os critérios de seleção para a constituição dos acervos de livros literários enviados à s escolas públicas brasileiras pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola, em suas edições de2006 a2014, que teve o Ceale/UFMG como órgão responsável pela avaliação pedagógica das obras de literatura. Para tanto, recorre à s fontes documentais, especialmente os editais produzidos pelo Ministério da Educação para esse período. Assim, além de contribuir para o debate sobre o que é considerado literatura de boa qualidade, este estudo se justifica pela defesa da continuidade e do aprimoramento do PNBE como uma importante política pública de leitura. De modo geral, os resultados apontam para uma ampliação no conceito de literatura, mas também para a necessidade de especificações de alguns aspectos da avaliação e para a valorização de temas sobre a diversidade étnica, racial, econômica, sexual e social nos editais, fomentando uma produção literária mais plural.
Downloads
Referências
ABREU, Márcia. Cultura letrada: literatura e leitura. São Paulo: Editora da Unesp, 2006.
ANDRADE, Ludmila; CORSINO, Patrícia. Critérios para a constituição de um acervo literário para as séries iniciais do ensino fundamental: o instrumento de avaliação do PNBE 2005. In: PAIVA, Aparecida et al. (Org.). Literatura: saberes em movimento. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2006. p.79-91.
ARAUJO, Debora Cristina de. Literatura infanto-juvenil e política educacional: estratégias de racialização no Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE). Tese (Doutorado em Educação) ”“ Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. Tradução de Maria Lúcia Machado. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Edital de convocação para inscrição de obras de literatura no processo de avaliação e seleção para o Programa Nacional Biblioteca da Escola ”“ PNBE/2005. Brasília: MEC, 2004. Disponível em: <https://goo.gl/sOM2Gc.> Acesso em: 13 out. 2015.
BRASIL . Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Edital de convocação para inscrição de obras de literatura a serem distribuídas à s escolas públicas do ensino fundamental, no processo de avaliação e seleção para o Programa Nacional Biblioteca da Escola ”“ PNBE/2006. Brasília: MEC, 2005.
Disponível em: <https://goo.gl/1yBSjy.> Acesso em: 13 out. 2015.
BRASIL . Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Edital de convocação para inscrição de obras de literatura no processo de avaliação e seleção para o Programa Nacional Biblioteca da Escola ”“ PNBE 2008. Brasília: MEC, 2007. Disponível em: <https://goo.gl/ol5IG2.> Acesso em: 13 out. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Edital de convocação para inscrição de obras de literatura no processo de avaliação e seleção para o Programa Nacional Biblioteca da Escola ”“ PNBE 2009. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: <https://goo.gl/Rpn5Km.> Acesso em: 13 out. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras de literatura para o Programa Nacional Biblioteca da Escola ”“ PNBE 2010. Brasília: MEC, 2009a. Disponível em: <https://goo.gl/uUOjP4.> Acesso em: 13 out. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras de literatura para o Programa Nacional Biblioteca da Escola ”“ PNBE 2011. Brasília: MEC, 2009B. Disponível em: <https://goo.gl/GnrFEF.> Acesso em: 13 out. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras de literatura para o Programa Nacional Biblioteca da Escola ”“ PNBE 2012. Brasília: MEC, 2010. Disponível em: <https://goo.gl/hvVIcN.> Acesso em: 13 out. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Edital de convocação para inscrição e seleção de obras de literatura para o Programa Nacional Biblioteca da Escola ”“ PNBE 2013. Brasília: MEC, 2011. Disponível em: <https://goo.gl/egtuJ3.> Acesso em: 13 out. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Edital de convocação para inscrição e seleção de obras de literatura para o Programa Nacional Biblioteca da Escola ”“ PNBE 2014. Brasília:MEC, 2012. Disponível em: <https://goo.gl/jZvgw2.> Acesso em: 13 out. 2015.
CAMARGO, Luís. Ilustração do livro infantil. Belo Horizonte, MG: Lê, 1995.
CAMARGO, Luís. Para que serve um livro com ilustrações? In: JACOBY, Sissa (Org.). A criança e a produção cultural: do brinquedo à literatura. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2003. p. 273-301.
CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand, 1990.
CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. São Paulo: Editora da Unesp, 2002.
COSSON, Rildo. Avaliação pedagógica de obras literárias. Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 3, set./dez. 2012, p. 308-318.
COSSON, Rildo; PAIVA, Aparecida. O PNBE, a literatura e o endereçamento escolar. Remate de Males, Campinas, v. 34, n. 2, jul./dez. 2014, p. 477-499.
CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. Tradução de Sandra Vasconcelos. São Paulo: Beca, 1999.
DALCASTAGNÈ, Regina. A personagem do romance contemporâneo: 1990 ”“ 2004. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 26, jul./dez. 2005, p. 13-71.
FERNANDES, Célia Regina Delácio. Leitura, literatura infanto-juvenil e educação. Londrina: Eduel, 2007.
FERNANDES, Célia Regina Delácio; CORDEIRO, Maisa Barbosa da Silva. Os critérios de avaliação e seleção do PNBE: um estudo diacrônico. Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 3, set./dez. 2012, p. 319-328.
FERNANDES, Célia Regina Delácio; PAULA, Flávia Ferreira. Literatura, infância e o projeto “Literatura em Minha Casa”. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 41, abr./jun. 2015, p. 72-88.
FERREIRA, Leda Cláudia da Silva. A personagem do conto infanto-juvenil brasileiro contemporâneo: uma análise a partir de obras do PNBE/2005. Dissertação (Mestrado em Literatura) ”“ Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
KAERCHER, Gládis Elise Pereira da Silva. O mundo na caixa: gênero e raça no Programa Nacional de Biblioteca da Escola ”“ 1999. Tese (Doutorado em Educação) ”“ Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
LAJOLO, Marisa. Literatura: leitores e leitura. São Paulo: Moderna, 2001.
LOPES, Naiane Rufino. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) 2010: personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racial. Dissertação (Mestrado em Educação) ”“ Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, 2012.
OLIVEIRA, Veridiane Cintia de Souza . Educação das relações étnico-raciais e estratégias ideológicas no acervo do PNBE 2008 para educação infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) ”“ Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010. Disponível em: <https://goo.gl/Lw4unN.> Acesso em: 10/03/2016.
PAIVA, Aparecida. Selecionar é preciso, avaliar é fundamental: acervos de literatura para jovens leitores. Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 3, set./dez. 2012, p. 301-307.
PAULA, Flávia Ferreira; FERNANDES, Célia Regina Delácio. Pluralidade cultural na literatura infantojuvenil brasileira: Projeto Literatura em Minha Casa em questão. Acta Scientiarum: Language and Culture, Maringá, v. 38, n. 3, jul./set. 2016, p. 233-241.
SILVEIRA, Rosa Maria Hessel; BONIN, Iara Tatiana. A temática indígena em livros selecionados pelo PNBE: análises e reflexões. Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 3, set./dez. 2012, p. 329-339.
VENÂNCIO, Ana Carolina Lopes. Literatura infanto-juvenil e diversidade. Dissertação (Mestrado em Educação) ”“ Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.
VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo. Os quadrinhos (oficialmente) na escola: dos PCN ao PNBE. In: VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo. Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2015. p. 9-42.
ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi. Narrativa juvenil brasileira no acervo PNBE 2013: faces urbanas da representação social. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 41, abr./jun. 2015, p. 89-107.
ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi; WIELEWICKI, Vera Helena Gomes. Afinal, o que é literatura? In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana (Org.). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Eduem, 2003. p. 19-32.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.