Cultura científica:

questões de marginalização, legitimação e avaliação das Humanas

Autores

  • Rita Terezinha Schmidt Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-40185023

Resumo

Considerando a crescente marginalização das Humanidades nas universidades do país e do exterior em razão da tecnicização do saber sob o signo da inovação científica, da competitividade e da internacionalização, apresento posicionamentos em defesa das áreas de Humanas e, particularmente, dos estudos de literatura, de parte de alguns pensadores contemporâneos a partir dos quais proponho algumas reflexões sobre: o sentido dominante do termo “ciência” no contexto dos vínculos entre universidade e políticas de Estado; a fixação de parâmetros de validação da produção científica de parte das agências de fomento que avaliam a produção sob o cálculo da razão eficiente; os efeitos de tais parâmetros na avaliação da produção no campo dos estudos literários; e a necessidade de avaliação de mérito que não descaracterize a relevância e a singularidade dos estudos de literatura, em termos de atividades de ensino e de pesquisa. Nesse contexto, coloco em destaque algumas considerações sobre textos apresentados durante o XXX Encontro da Anpoll, realizado em julho de 2015. 

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Publicado

01/28/2017

Como Citar

Schmidt, R. T. (2017). Cultura científica:: questões de marginalização, legitimação e avaliação das Humanas. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (50), 378–397. https://doi.org/10.1590/2316-40185023

Edição

Seção

Seção Temática