A representação da cultura de consumo em Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato

Autores

  • Ligia Bezerra Spelman College

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-4018489

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da representação do consumo em Eles eram muitos cavalos, do escritor Luiz Ruffato. Argumentamos que o autor, através da inserção de referências a objetos de consumo como índices de realidade, enfatiza a presença constante e inescapável da cultura de consumo no dia a dia de grandes centros urbanos brasileiros. Utilizando contribuições dos estudos culturais para o estudo da cultura de consumo e do cotidiano, mostramos que essas referências aparecem no texto não como metáfora de uma força alienante que atua sobre consumidores irracionais de um determinado grupo social, mas, sim, como um marco de experiências de um número variado de indivíduos, criando identificações, bem como reforçando divisões sociais.

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Publicado

05/27/2016

Como Citar

Bezerra, L. (2016). A representação da cultura de consumo em Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (48), 177–190. https://doi.org/10.1590/2316-4018489

Edição

Seção

Seção Tema Livre