Cenas cotidianas:

cultura de consumo e mídia em contos de André Sant’Anna

Autores

  • Ligia Bezerra Indiana University

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-40184514

Resumo

Este artigo propõe uma análise da representação da cultura de massas e da cultura de consumo em relatos de Sexo e amizade, do escritor brasileiro André Sant’Anna. Situamos estes relatos no fluxo de um extenso diálogo da literatura brasileira com a cultura de massas, o qual tem se efetivado desde o início do século XX e através do qual a literatura brasileira tem, com frequência, elaborado uma crítica à cultura de consumo. Argumentamos que, nos textos em questão, Sant’Anna representa a cultura de consumo como uma força intrinsecamente presente nas relações sociais e na forma de pensar dos personagens. Afastando-se do que Lidia Santos chama de estética da dificuldade, uma marca comum da literatura brasileira que se engaja com esse tema entre os anos 1960 e 1980, André Sant’Anna articula uma crítica da presença da cultura de consumo no cotidiano brasileiro a partir de uma linguagem predominantemente midiática e acessível, retratando indivíduos oriundos de diferentes classes sociais. 

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Publicado

03/28/2015

Como Citar

Bezerra, L. (2015). Cenas cotidianas:: cultura de consumo e mídia em contos de André Sant’Anna. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (45), 261–279. https://doi.org/10.1590/2316-40184514