Rasga coração, de Vianinha, e Hair:

aproximação e distanciamento num contexto de contracultura

Autores

  • Éwerton Silva de Oliveira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-40184616

Resumo

Considerando a estrutura formal e conteudística das obras, e os movimentos políticos e culturais dos jovens dos anos 1960 e 1970 ”“ dentre eles, a contracultura ”“ no contexto norte-americano e no processo histórico brasileiro (este último incluindo a plena vigência de uma ditadura militar), o presente artigo procura analisar como o musical Hair (1967), dos atores norte-americanos James Rado e Gerome Ragni, e a peça Rasga coração (1974), do dramaturgo brasileiro Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha), sobretudo por meio de suas personagens jovens, representam a presença da contracultura (em suas inovações e contradições, semelhanças e diferenças) nos Estados Unidos e no Brasil. O diferente enfoque de ambas as peças a este movimento político-cultural também é enfatizado no artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDERSON, David (2002). The Columbia guide to the Vietnam War. New York: Columbia University Press.

BARNES, Clive (1967). The theater: Hair, a love-rock musical, inaugurates Shakespeare Festival’s Anspacher Playhouse ”“ contemporary youth depicted in play. The New York Times, 30 out.

BETTI, Maria Sílvia (1997). Oduvaldo Vianna Filho. São Paulo: Ed. USP; FAPESP. (Coleção artistas brasileiros.)

BETTI, Maria Sílvia (2009) Rasga coração, de Oduvaldo Vianna Filho: perspectivas formais da representação sócio-histórica. Revista UniABC ”“ Humanas, v. 1, n. 1, p. 21-43.

GROOVY. Cambridge Dictionary. Disponível em: <http://goo.gl/b6LdaP>. Acesso em: 26 jun. 2013.

CAPELLARI, Marcos Alexandre (2007). O discurso da contracultura no Brasil: o underground através de Luiz Carlos Maciel (c. 1970). Tese (Doutorado em História) ”“ Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

CARDOSO, Irene (2005). A geração dos anos de 1960: o peso de uma herança. Tempo Social, v. 17, n. 2, p. 93-107, nov.

DAMASCENO, Leslie Hawkins (1994). Espaço cultural e convenções teatrais na obra de Oduvaldo Vianna Filho. Campinas: Ed. UNICAMP.

FONTES, Virgínia (1998). Sempre maio: de 1968 a 1998. Disponível em: <http://www.ifcs.ufrj.br/humanas/0012.htm>. Acesso em: 13 out. 2010.

GUIMARÃES, Carmelinda (1984). Um ato de resistência: o teatro de Oduvaldo Vianna Filho. São Paulo: MG Editores Associados.

MARTÃNEZ, Horacio Luján (2012). Theodore Roszak (1933-2011): Um contraobituário. Espaço Acadêmico, ano 11, n. 132, p. 151-6, mai.

MORAES, Dênis de (1991). Vianinha, cúmplice da paixão: uma biografia de Oduvaldo Vianna Filho. Rio de Janeiro: Nórdica.

OLIVEIRA, Éwerton Silva de (2012). Análise formal de Death of a Salesman, de Arthur Miller, e Rasga coração, de Oduvaldo Vianna Filho: a utilização do épico. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

PEIXOTO, Fernando (Org.) (1983). Vianinha: teatro, televisão, política ”“ artigos, entrevistas e textos inéditos. São Paulo: Brasiliense.

RAGNI, Gerome; RADO, James (1970). Hair: the American tribal love-rock musical. New York: Pocket Books.

ROSZAK, Theodore (1970). El nacimiento de una contracultura: reflexiones sobre la sociedad tecnocrática y su oposición juvenil. Tradução para o espanhol de Angel Abad. Barcelona: Kairós.

SKIDMORE, Thomas (2003). Uma história do Brasil. Tradução de Raul Fiker. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra.

HAIR ”“ 1969 (2008). Teatro musical no brasil, 3 fev. Disponível em: <http://goo.gl/Li16Em>. Acesso em: 25 jun. 2013.

VIANNA FILHO, Oduvaldo (1979). Rasga coração. Rio de Janeiro: SNT.

WOLLMAN, Elizabeth (2006). The theater will rock: a history of the rock musical ”“ From Hair to Hedwig. Ann Arbor: University of Michigan.

ZINN, Howard (2010). A people's history of the United States: 1492 to present. New York: HarperCollins. Nota: Agradeço à minha orientadora, prof. dra. Maria Sílvia Betti (DLM-FFLCH-USP) e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) pelo apoio em meu processo de pesquisa.

Downloads

Publicado

06/25/2015

Como Citar

Oliveira, Éwerton S. de. (2015). Rasga coração, de Vianinha, e Hair:: aproximação e distanciamento num contexto de contracultura. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (46), 301–325. https://doi.org/10.1590/2316-40184616