The shadow of the world:
excess and imprisonment in Diomedes: a trilogia do acidente, by Lourenço Mutarelli
Resumo
The aim of this paper is to examine the way the aesthetics of film noir is appropriated by Lourenço Mutarelli in his graphic novel Diomedes: a trilogia do acidente. Torn between an attempt to represent the real and a strong impulse towards stylization, this aesthetics acts as a structuring element of the narrative, creating a world characterized by excess and degradation, from which apparently there is no way out.
Downloads
Referências
BREVDA, William (2006). “Is there any up or down left?”: noir and existentialism. Soundings: an interdisciplinary journal, v. 89, n. ¾, outono/inverno, p. 321-346.
CONLEY, Tom (1987). Stages of “film noir”. Theatre Journal, v. 39, n. 3, out., p. 347-363. (Film/Theatre.)
DUMOULIÉ, Camille Marc (2007). Tudo o que é excessivo é insignificante. Revista Tempo Brasileiro: os significados do excesso, n. 169, abr./jun., p. 11-30.
DUSSERE, Eric (2006). Out of the past, into the supermarket. Film Quarterly, v. 60, n. 1, ago., p. 16-27.
FARINACCIO, Pascoal (2013). Espaços claustrofóbicos na obra de Lourenço Mutarelli. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 42, jul./dez., p. 241-253.
FLUCK, Winfried (2001). Crime, guilt, and subjectivity in “Film Noir”. In: Amerikastudien/American Studies: popular culture, v. 46, n. 3, p. 379-408.
GARNETT, Tay (1946). O destino bate à porta. Título original: The postman always rings twice. Produção: Carey Wilson. Roteiro: Harry Ruskin e Niven Busch. Elenco: Lana Turner, John Garfield, Cecil Kellaway e outros. Estados Unidos: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM).
GINSBURG, Michal Peled; NANDREA, Lorri G. (2007). The prose of the world. In: MORETTI, Franco (Org.). The novel: forms and themes. 5. reimpressão. Princeton e Oxford: Princeton University Press. v. 2.
GOMEL, Elana (1995). Mystery, Apocalypse and utopia: the case of the ontological detective story. Science Fiction Studies, v. 22, n. 3, nov., p. 343-356.
HARRIS, Oliver (2003). Film noir fascination: outside history, but historically so. Cinema Journal, v. 43, v. 1, outono, p. 3-24.
HUSTON, John (1941). Relíquia macabra. Título original: The maltese falcon. Produção: Henry Blanke e Hal B. Wallis. Roteiro: John Huston. Elenco: Humphrey Bogart, Mary Astor, Sydney Greenstreet, Peter Lorre e outros. Estados Unidos: Warner Bros.
KRISTEVA, Julia (1982). Powers of horror: an essay on abjection. Tradução de Leon S. Roudiez. Nova York: Columbia University Press.
LANG, Robert (1988). Looking for the “Great whatzit”: “Kiss me deadly” and film noir. Cinema Journal, v. 27, n. 3, p. 32-44.
MANON, Hugh S. (2005). Some like it cold: fetishism in Billy Wilder’s “Double indemnity”. Cinema Journal, v. 44, n. 4, verão, p. 18-43.
MUTARELLI, Lourenço (2012). Diomedes: a trilogia do acidente. São Paulo: Companhia das Letras.
NAREMORE, James (1995-6). American film noir: the history of an idea. Film Quarterly, v. 49, n. 2, inverno, p. 12-28.
NAREMORE, James (2008/1998). More than night: film noir in its contexts. Berkeley; Los Angeles; Londres: University of California Press.
PREMINGER, Otto (1944). Laura. Produção: Otto Preminger. Roteiro: Jay Dratler, Samuel Hoffenstein e Betty Reinhardt. Elenco: Gene Tierney, Dana Andrews, Clifton Webb, Vincent Price, Judith Anderson e outros. Estados Unidos: Twentieth Century-Fox.
TOURNEUR, Jacques (1947). Fuga ao passado. Título original: Out of the past. Produção: Warren Duff e Robert Sparks. Roteiro: Geoffrey Homes. Elenco: Robert Mitchum, Jane Greer, Kirk Douglas e outros. Estados Unidos: RKO Radio Pictures, Inc.
ULMER, Edgar G. (1945). A curva do destino Título original: Detour. Produção: Leon Fromkess e Martin Mooney. Roteiro: Martin Goldsmith. Elenco: Tom Neal, Ann Savage e outros. Estados Unidos: Producers Releasing Corporation (PRC).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.