A sombra do mundo:

excesso e aprisionamento em Diomedes: a trilogia do acidente, de Lourenço Mutarelli

Autores

  • André Cabral de Almeida Cardoso Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-40184614

Resumo

O objetivo deste artigo é examinar a maneira como a estética dos filmes noir é apropriada por Lourenço Mutarelli em sua narrativa em quadrinhos Diomedes: a trilogia do acidente. Dividida entre a tentativa de representar o real e um forte impulso de estilização, essa estética age como elemento estruturador da narrativa, criando um mundo caracterizado pelo excesso e a degradação, do qual aparentemente não há saída.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BREVDA, William (2006). “Is there any up or down left?”: noir and existentialism. Soundings: an interdisciplinary journal, v. 89, n. ¾, outono/inverno, p. 321-346.

CONLEY, Tom (1987). Stages of “film noir”. Theatre Journal, v. 39, n. 3, out., p. 347-363. (Film/Theatre.)

DUMOULIÉ, Camille Marc (2007). Tudo o que é excessivo é insignificante. Revista Tempo Brasileiro: os significados do excesso, n. 169, abr./jun., p. 11-30.

DUSSERE, Eric (2006). Out of the past, into the supermarket. Film Quarterly, v. 60, n. 1, ago., p. 16-27.

FARINACCIO, Pascoal (2013). Espaços claustrofóbicos na obra de Lourenço Mutarelli. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 42, jul./dez., p. 241-253.

FLUCK, Winfried (2001). Crime, guilt, and subjectivity in “Film Noir”. In: Amerikastudien/American Studies: popular culture, v. 46, n. 3, p. 379-408.

GARNETT, Tay (1946). O destino bate à porta. Título original: The postman always rings twice. Produção: Carey Wilson. Roteiro: Harry Ruskin e Niven Busch. Elenco: Lana Turner, John Garfield, Cecil Kellaway e outros. Estados Unidos: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM).

GINSBURG, Michal Peled; NANDREA, Lorri G. (2007). The prose of the world. In: MORETTI, Franco (Org.). The novel: forms and themes. 5. reimpressão. Princeton e Oxford: Princeton University Press. v. 2.

GOMEL, Elana (1995). Mystery, Apocalypse and utopia: the case of the ontological detective story. Science Fiction Studies, v. 22, n. 3, nov., p. 343-356.

HARRIS, Oliver (2003). Film noir fascination: outside history, but historically so. Cinema Journal, v. 43, v. 1, outono, p. 3-24.

HUSTON, John (1941). Relíquia macabra. Título original: The maltese falcon. Produção: Henry Blanke e Hal B. Wallis. Roteiro: John Huston. Elenco: Humphrey Bogart, Mary Astor, Sydney Greenstreet, Peter Lorre e outros. Estados Unidos: Warner Bros.

KRISTEVA, Julia (1982). Powers of horror: an essay on abjection. Tradução de Leon S. Roudiez. Nova York: Columbia University Press.

LANG, Robert (1988). Looking for the “Great whatzit”: “Kiss me deadly” and film noir. Cinema Journal, v. 27, n. 3, p. 32-44.

MANON, Hugh S. (2005). Some like it cold: fetishism in Billy Wilder’s “Double indemnity”. Cinema Journal, v. 44, n. 4, verão, p. 18-43.

MUTARELLI, Lourenço (2012). Diomedes: a trilogia do acidente. São Paulo: Companhia das Letras.

NAREMORE, James (1995-6). American film noir: the history of an idea. Film Quarterly, v. 49, n. 2, inverno, p. 12-28.

NAREMORE, James (2008/1998). More than night: film noir in its contexts. Berkeley; Los Angeles; Londres: University of California Press.

PREMINGER, Otto (1944). Laura. Produção: Otto Preminger. Roteiro: Jay Dratler, Samuel Hoffenstein e Betty Reinhardt. Elenco: Gene Tierney, Dana Andrews, Clifton Webb, Vincent Price, Judith Anderson e outros. Estados Unidos: Twentieth Century-Fox.

TOURNEUR, Jacques (1947). Fuga ao passado. Título original: Out of the past. Produção: Warren Duff e Robert Sparks. Roteiro: Geoffrey Homes. Elenco: Robert Mitchum, Jane Greer, Kirk Douglas e outros. Estados Unidos: RKO Radio Pictures, Inc.

ULMER, Edgar G. (1945). A curva do destino Título original: Detour. Produção: Leon Fromkess e Martin Mooney. Roteiro: Martin Goldsmith. Elenco: Tom Neal, Ann Savage e outros. Estados Unidos: Producers Releasing Corporation (PRC).

Downloads

Publicado

06/25/2015

Como Citar

Cardoso, A. C. de A. (2015). A sombra do mundo:: excesso e aprisionamento em Diomedes: a trilogia do acidente, de Lourenço Mutarelli. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (46), 257–277. https://doi.org/10.1590/2316-40184614