“Tratado” e Exercício de ser criança:

a infância entre versos, rimas e tintas

Autores

  • Penha Lucilda de Souza Silvestre Universidade Estadual de Jacarezinho
  • Alice Áurea Penteado Martha Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-40184612

Resumo

A obra de arte, de modo geral, consiste em um evento significativo, visto que o leitor pode vivenciar diferentes mundos ficcionais, como também recuperar e articular as redes intertextuais, no ato da leitura. Assim, há a possibilidade de repensar a sua própria experiência e as condições sociais em que a criança está inserida. Nesse sentido, o nosso objetivo é realizar um percurso no universo poético, a partir da leitura dos textos Exercício de ser criança (1999), de Manoel de Barros, e Um pequeno tratado de brinquedos para meninos quietos (2009), de Selma Maria Kuasne, associando-os à produção plástica de Candido Portinari “Meninos soltando pipa” (de 1932), “Crianças brincando” (de 1938) e “Meninos brincando” (de 1955). Com efeito, essas obras nos permitem repensar como se dá a representação e a constituição da infância na arte e entendê-la nas tramas da poesia e da pintura, como também o ato de brincar, em um processo dialético.

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Publicado

06/25/2015

Como Citar

Silvestre, P. L. de S., & Martha, A. Áurea P. (2015). “Tratado” e Exercício de ser criança:: a infância entre versos, rimas e tintas. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (46), 211–230. https://doi.org/10.1590/2316-40184612