“Tratado” e Exercício de ser criança:
a infância entre versos, rimas e tintas
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-40184612Resumo
A obra de arte, de modo geral, consiste em um evento significativo, visto que o leitor pode vivenciar diferentes mundos ficcionais, como também recuperar e articular as redes intertextuais, no ato da leitura. Assim, há a possibilidade de repensar a sua própria experiência e as condições sociais em que a criança está inserida. Nesse sentido, o nosso objetivo é realizar um percurso no universo poético, a partir da leitura dos textos Exercício de ser criança (1999), de Manoel de Barros, e Um pequeno tratado de brinquedos para meninos quietos (2009), de Selma Maria Kuasne, associando-os à produção plástica de Candido Portinari “Meninos soltando pipa” (de 1932), “Crianças brincando” (de 1938) e “Meninos brincando” (de 1955). Com efeito, essas obras nos permitem repensar como se dá a representação e a constituição da infância na arte e entendê-la nas tramas da poesia e da pintura, como também o ato de brincar, em um processo dialético.
Downloads
Referências
AGUIAR, Vera Teixeira; CECCANTINI, João Luís (Org.) (2012). Poesia infantil e juvenil brasileira: uma ciranda sem fim. São Paulo: Cultura Acadêmica.
ANDRADE, Carlos Drummond de (2011). Verbo ser. In: FERRAZ, Eucanaã (Org.). A lua no cinema e outros poemas. São Paulo: Companhia das letras.
BARROS, Manoel (1999). Exercícios de ser criança. Bordados de Antônia Zulma Diniz, Ângela, Marilu, Martha e Sávia Dumont sobre os desenhos de Demóstenes. São Paulo: Salamandra.
BOSI, Alfredo (2000). O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Companhia das Letras.
BRASIL (2010). Estatuto da criança e do adolescente. Brasília: Câmara dos Deputados.
CANDIDO. Antonio (1995). Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades.
COELHO, Nelly Novaes (2000). Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda (1993). Novo dicionário Aurélio de língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
ECO, Umberto (1994). Seis passeios pelos bosques da ficção. Tradução de Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras.
FREUD, Sigmund [1915-1916] (1996). Conferências introdutórias sobre psicanálise (Parte III). In: FREUD, Sigmund. Obras completas: conferências introdutórias sobre psicanálise. Rio de Janeiro: Imago. v. 16.
GREGORIN FILHO, José Nicolau (2009). Literatura infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. São Paulo: Melhoramentos.
HUNT, Peter (2010). Crítica, teoria e literatura infantil. Tradução de Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify.
ISER, Wolfgang (1999). O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução de Johannes Kretscmer. São Paulo: 34. v. 2.
JAMES, Alison; JENKS, Chris; PROUT, Alan (1999). O corpo e a infância. In: KOHAN, Walter Omar; KENNEDY, Duncan (Orgs.). Filosofia e infância: possibilidades de um encontro. 2. ed. Petrópolis: Vozes.
KETZER, Solange Medina (2003). A criança, a produção cultural e a escola. In: JACOBY, Sissa (Org.). A criança e a produção cultural: do brinquedo à literatura. Porto alegre: Mercado Aberto.
KUASNE, Selma Maria (2009). Um pequeno tratado de brinquedos para meninos quietos. Ilustrações de Anne Vidal. São Paulo: Peirópolis.
PACHECO, Ana Laura Prates (2012). Da infância de fantasia ao infantil na infância: a direção do tratamento na psicanálise com crianças. São Paulo: Annablume.
PAES, José Paulo (2001). Vejam como sei escrever. São Paulo: Ática.
SOUZA, Vera Cristina Chagas Correa de (2011). Defesa e viver criativo: um estudo sobre a criatividade nas obras de S. Freud e D. W. Winnicott. Curitiba: Juruá.
TUCKER, Nicholas (1997). What is a child?. Londres: Fontana; Open Books.
WINNICOTT, Donald Woods (1975). O brincar e a realidade. Tradução de José Octávio de Aguiar e Vanede Nobre. Rio de Janeiro: Imago.
WINNICOTT, Donald Woods (2005). Tudo começa em casa. Tradução de Paulo Sandler. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes. (Psicologia e Pedagogia.)
ZILBERMAN, Regina (2003). A literatura infantil na escola. 11. ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Global.
ZILBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa (1986). Um Brasil para crianças ”“ Para conhecer a literatura infantil brasileira: história, autores e textos. 4. ed. São Paulo: Global. (Série Crítica e teoria literária.)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.