O não espaço em Wesley Peres:
narrativas líricas em deslocamento
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-4018456Resumo
Este artigo pretende abordar a representação do espaço em Casa entre vértebras (2007), de Wesley Peres, demonstrando como a narrativa lírica, por meio da linguagem não referencial e metafórica, pode introduzir novos questionamentos ao tema. Em acréscimo, em uma perspectiva maior intenciona também apresentar sucintamente princípios teóricos do lirismo na narrativa e, ainda, o deslocamento dos romances líricos nos estudos da historiografia literária nacional.
Downloads
Referências
ALENCAR, José de (1965 [1865]). Iracema. In: ______. Obras completas. Rio de Janeiro: Companhia Aguilar. v. 3.
ALONSO, Mariangela (2013). Instantes líricos de revelação: a narrativa poética em Clarice Lispector. São Paulo: Annablume.
BADANO, Cecilia M. T. LÓPEZ (2010). La novela historica hispano-americana entre dos siglos: un caso: Santa Evita: cadáver exquisito de paseo por el canon. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Científicas.
BOSI, Alfredo (1994). História concisa da literatura brasileira. 42. ed. São Paulo: Cultrix.
BRAYNER, Sonia (1979). Labirinto do espaço romanesco. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: Instituto Nacional do Livro.
CAMPOS, Haroldo de (1977). Ruptura dos gêneros na literatura latino-americana. São Paulo: Perspectiva.
CERTEAU, Michel de (2011). The practice of everyday life. Berkeley: University of California Press.
FITZ, Earl E (1979). The rise of the new novel in Latin America: a lyrical aesthetic. Inter-Muse: an interdisciplinary journal, n. 2, p. 17-27.
FREEDMAN, Ralph (1963). The lyrical novel. London: Oxford University Press.
FRY, Roger (1981 [1920]). Vision and design. London: Oxford University Press.
GULLÓN, Ricardo (1984). La novela lírica. Madrid: Catédra.
LISPECTOR, Clarice (1998 [1961]). A maçã no escuro. Rio de Janeiro: Rocco.
MERLEAU-PONTY, Maurice (2003). O olho e o espírito. Lisboa: Passagens.
MURICY, José Candido de Andrade (1973 [1952]). Panorama do movimento simbolista brasileiro ”“ Parte 1. 2ª ed. Brasília: Conselho Federal de Cultura e Instituto Nacional do Livro. (Coleção de Literatura Brasileira, n. 12).
NASSAR, Raduan (1989 [1975]). Lavoura arcaica. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras.
PAZ, Octavio (1956). El arco y la lira. México: Fondo de Cultura Econômica.
PELLEGRINI, Tania (2014). Relíquias da casa velha: literatura e ditadura militar, 50 anos depois. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 43, p. 151-178, jan./jun.
PERES, Wesley (2007). Casa entre vértebras. Rio de Janeiro: Record.
PERES, Wesley (2013). Literatura sem deus. Rascunho, n. 158, jun. Disponível em: <http://rascunho.gazetadopovo.com.br/literatura-sem-deus/>. Acesso em: 10 dez. 2014.
RESENDE, Beatriz (2008). Expressões da literatura brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da Palavra.
SCHUG, Charles (1979). The romantic genesis of the modern novel. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press; London: Feffer and Simons.
SILVA, Carlos Augusto (2011). O livro-linguagem. Jornal Opção, n. 1.859, 20-26 fev. Disponível em: <http://www.jornalopcao.com.br/posts/opcao-cultural/o-livro-linguagem>. Acesso em: 15 dez. 2014.
TADIÉ, Jean-Yves (1978). Le récit poétique. Paris: PUF.
VILLANUEVA, Darío (Ed.) (1983). La novela lírica 1: Azorín, Gabriel Miró. Madrid: Taurus.
WOOLF, Virginia (1965). The writer’s diary: being extracts of the diary of Virginia Woolf. 4. ed. London: The Hogarth Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.