O espaço urbano como construção poética do sujeito
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-4018455Resumo
Este é um estudo crítico-analítico acerca de alguns poemas do poeta brasileiro Fábio Weintraub em termos da construção do espaço da poesia como um olhar crítico e poético do sujeito. O aspecto lírico do trabalho do poeta é objetivo e sensível ao dirigir-se à s cenas urbanas nas quais os objetos desempenham um papel como imagens de um cotidiano das cidades cujo espaço é performatizado como drama do próprio sujeito que olha a cena.
Downloads
Referências
ACHCAR, Francisco (1994). Lírica e lugar-comum: alguns temas de Horácio e sua presença em português. São Paulo: Ed. USP.
CARERI, Francesco (2014). Walkscapes: o caminhar como prática estética. Tradução de Frederico Bonaldo. São Paulo: Gilli, 2014.
DaMATTA, Roberto (1979). A casa e a rua. In: DaMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis. Rio de Janeiro: Zahar.
JACOBS, Jane. The death and life of great American cities (1961). New York: Random House.
MERLEAU-PONTY, Maurice (1971). Fenomenologia da percepção. Tradução de Reginaldo di Piero. São Paulo: Freitas Bastos.
MERLEAU-PONTY, Maurice (2009). O olho e o espírito. 7. ed. Lisboa: Vega.
SANSOT, Pierre (2004). Poétique de la ville. Paris: Petite Bibliothèque Payot.
VALÉRY, Paul (1984). A serpente e o pensar. Tradução de Augusto de Campos. São Paulo: Brasiliense.
ZUMTHOR, Paul (2014). Performance, recepção, leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify.
WEINTRAUB, Fábio (2002). Novo endereço. São Paulo: Nankin, 2002.
WEINTRAUB, Fábio (2007). Baque. São Paulo: 34, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.