Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

FOCO E ESCOPO

Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea é uma publicação científica quadrimestral do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia. A revista tem o compromisso de fomentar o debate crí­tico sobre a literatura contemporânea produzida no Brasil, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras literaturas e outras expressões artí­sticas. Seu conteúdo destina-se, em especial, a pesquisadores, professores e estudantes interessados em literatura brasileira contemporânea.

A revista possui três seções fixas distintas:

  • uma seção temática de artigos a respeito de um tema relevante na área;
  • uma seção de tema livre, para artigos sobre temas diversos relacionados ao foco da revista; e
  • uma seção de resenhas.

 

SUBMISSÕES

As colaborações para a seção de tema livre e de resenhas são recebidas em fluxo contínuo.

As chamadas para a seção temática são divulgadas regularmente em nosso site. Para consultar as chamadas abertas, clique aqui: https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/chamadas

Em ambos os casos, as colaborações serão recebidas exclusivamente pelo sistema de submissões da no SciELO. Para enviar seu texto, acesse: https://submission.scielo.br/index.php/elbc/about/submissions

 

PREPARAÇÃO DO MANUSCRITO

Formato

As submissões devem ser encaminhadas em arquivo formato DOC ou DOCx, devem utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5. Para citações blocadas e notas de rodapé, utilizar tamanho 10 e espaço simples.

Os artigos devem ter, preferencialmente, no mínimo dez e no máximo vinte páginas. 

Informações complementares ao texto devem vir em notas curtas de rodapé.

A revista segue as normas da ABNT para citações e referências, com pequenas variações de estilo editorial, como exemplificado adiante.

Idioma

A revista publica textos em língua portuguesa e, eventualmente, em espanhol e inglês. Artigos em outras línguas podem ser submetidos à avaliação e, caso aprovados, serão publicados mediante tradução a cargo dos(as) autores(as).

Folha de rosto
O manuscrito deve ser antecedido por uma folha de rosto contendo as seguintes informações:

    1) Seção da revista a que se dirige o manuscrito;

    2) Título do manuscrito;

    3) Informações do/s autor/es com:

        - Nome completo;

        - Nível e área de formação;

        - Afiliação principal (somente uma instituição por autor), com cidade, estado e país;

        - ORCID iD; e

        - Endereço de e-mail;

    4) Informação sobre origem do manuscrito quando decorrente de outro trabalho acadêmico (TCC, dissertação, tese ou comunicação), com tipo e título do trabalho, ano de defesa e instituição, se for o caso;

    5) Informação sobre o depósito do manuscrito em um servidor de preprints, indicando o endereço de acesso, se for o caso; e

    6) Menção a recebimento de financiamento e respectivas instituições de fomento, quando for o caso.

Atenção:

Devido ao grande número de submissões e à sua avaliação na Capes como Qualis A1, a estudos de literatura brasileira contemporânea aceita apenas artigos em que pelo menos um dos autores(as) tenha doutorado concluído ou em andamento.

 

Formulário de submissão

Ao submeter o manuscrito pelo sistema, os/as autores/as também devem informar diretamente no formulário de submissão on-line o nome completo, os dados de formação, a afiliação principal, o número ORCID e um e-mail de contato. 

 

Resumo e palavras-chave

É necessário incluir um resumo e três ou quatro palavras-chave. O resumo deve ser redigido em parágrafo único, com cerca de 100 a 250 palavras. Deve destacar o tema principal do artigo, o objetivo, a metodologia e as conclusões. 

O título do artigo, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados obrigatoriamente nos seguintes idiomas: português, inglês e espanhol.

 

Citações

As remissivas bibliográficas das citações devem aparecer no sistema autor-data. O sobrenome do autor pode ser dado em meio ao texto ou entre parênteses, como no modelo: ... conforme Bourdieu (1998, p. 37)... ou (Bourdieu, 1998, p. 37).

Observação: grafar o sobrenome do autor apenas com a inicial em maiúscula.

 

Referências

As referências completas devem ser listadas em ordem alfabética ao final do texto, conforme os modelos a seguir.

 

    Livro

    SOBRENOME, Prenome (ano da publicação). Título: subtítulo (se houver). Tradução de (se houver). Cidade: Editora.

    Exemplo:

    DALCASTAGNÈ, Regina (2012). Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Vinhedo: Horizonte. 

 

    Artigo em periódico

    SOBRENOME, Prenome (ano da publicação). Título: subtítulo (se houver). Nome do periódico em itálico, local de publicação, volume (se houver), número, página inicial e final, mês ou período abreviado.

    (Obs.: no caso de periódicos eletrônicos, pede-se oferecer a URL e a data de acesso, como no exemplo.)

    Exemplo:

    DUARTE, Eduardo (2011). Literatura afro-brasileira: um conceito em construção. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 31, p. 11-23. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9430. Acesso em: 17 set. 2019.

 

    Dissertação ou Tese

    SOBRENOME, Prenome (ano da publicação). Título: subtítulo (se houver). Ano de defesa. Tese (Doutorado) ou Dissertação (Mestrado) – Instituição onde a Tese ou Dissertação foi defendida, local.

    Exemplo:

    SOUZA, Rinaldo Pereira de (2013). O ser da mulher idosa na literatura: entre o sagrado e o profano. Dissertação (Mestrado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia. 

 

    Trabalho publicado em anais

    SOBRENOME, Prenome (ano da publicação). Título: subtítulo (se houver) da comunicação. In: TÍTULO DO EVENTO, número (em algarismos arábicos)., ano, local de realização do evento. Anais/Proceedings... Local: Editora, ano. página inicial e final.

    Exemplo:

    PERPÉTUA, Elzira Divina (2011). Literatura brasileira confessional: uma leitura de memórias marginais. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA – SILEL, 14., 20 a 22 nov. 2013, Universidade Federal de Uberlândia. Anais... Uberlândia: EDUFU, 2011. v. 2, n. 2, p. 1-10.

 

GARANTINDO A AVALIAÇÃO ÀS CEGAS

Com exceção da folha de rosto, as páginas com o manuscrito propriamente devem ser enviadas sem qualquer informação que possa identificar os autores. Devem ser excluídos dados como: nome, e-mail e afiliação; informações em qualquer parte do texto que indiquem vinculação a grupos de pesquisa; título de trabalhos acadêmicos apresentados/defendidos (comunicação, dissertação, tese) ou nomes de departamentos e/ou orientadores aos quais os autores estão vinculados; entre outros.

Quando necessário, os autores podem indicar no texto, em substituição aos trechos suprimidos os seguintes dizeres: “Trecho removido para preservar a avaliação às cegas”. Caso o artigo seja aprovado, o autor terá oportunidade de incluir as informações novamente na versão que será publicada.

 

RESENHAS

As resenhas devem tratar de livros de literatura ou textos teóricos publicados nos últimos 24 meses. Somente serão aceitas resenhas de caráter crítico que aportem novos conhecimentos além do simples resumo de uma obra, que contenham referências bibliográficas e conteúdo que apresente potencial para receber citações.

As mesmas diretrizes de formatação e normalização indicadas para os artigos devem ser consideradas para as resenhas que, no entanto, não devem exceder cinco páginas.

 

INEDITISMO

Pede-se aos autores que submetam apenas manuscritos que não foram publicados ou submetidos simultaneamente para publicação em outro periódico.  As colaborações devem ser fruto de pesquisas originais e inéditas.

Alinhada aos princípios da ciência aberta, a ELBC também recebe preprints, ou seja, manuscritos de artigos científicos concluídos, não avaliado por pares e não publicados, que são depositados previamente em repositórios de acesso aberto. A revista aceita preprints arquivados nos seguintes servidores: CORE Repository (MLA), Zenodo, Preprints.org e SocArXiv. Outros repositórios poderão ser considerados mediante análise e aprovação por parte do núcleo editorial.

 

CRITÉRIOS DE AUTORIA

A autoria refere-se ao crédito pelo trabalho publicado e implica responsabilidades em relação a este.

De acordo com as Normas de Vancouver – referência internacional no que se refere à atribuição de autoria em artigos –, a autoria deve ser baseada nos seguintes critérios:

    1) contribuições substanciais para a concepção ou o delineamento da pesquisa, a aquisição, análise e/ou interpretação dos dados apresentados no trabalho;

    2) elaboração de versões preliminares do manuscrito ou revisão crítica do conteúdo intelectual do artigo;

    3) aprovação final da versão a ser publicada;

    4) concordância em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, no sentido de garantir a exatidão e integridade do artigo.

Todos aqueles indicados como autores devem atender aos quatro critérios de autoria, e todos aqueles que preencherem os quatro critérios devem ser identificados como autores. Os indivíduos que não atenderem aos quatro critérios mencionados podem ter sua colaboração reconhecida por meio de uma nota de agradecimento ao final do trabalho. Os autores são responsáveis pela obtenção da autorização dessas pessoas antes de nomeá-las em seus agradecimentos.

Exemplos de atividades que não qualificam um colaborador para autoria incluem: aquisição de financiamento, supervisão geral de um grupo de pesquisa, tarefas administrativas, revisão de idioma e revisão de português.

Os critérios de autoria não devem ser usados como forma de desqualificar colegas que mereçam autoria, negando-lhes a oportunidade de preencher os critérios de números 2 ou 3. Desse modo, a ética recomenda que todos os indivíduos que atenderem ao primeiro critério tenham a oportunidade de participar na redação, revisão e aprovação final do manuscrito.

A submissão do artigo por meio do sistema da revista implica a confirmação tácita e pública de que todos os autores indicados na folha de rosto participaram na elaboração do manuscrito.

Em casos especiais, a autoria do trabalho pode ser atribuída a um grupo de pesquisa. Ao submeter um artigo cuja autoria seja de um grupo, o autor correspondente (responsável pela submissão no sistema) deverá indicar o nome do grupo e identificar quais os membros do grupo podem receber crédito de autor e assumir a responsabilidade pelo trabalho como autores. Caso seja citado o nome do grupo, mas não sejam explicitados os nomes dos autores, serão considerados autores todos os seus membros, sejam autores ou colaboradores. Para a devida identificação dos autores e colaboradores que integram o grupo, deve-se incluir na submissão um anexo com os créditos de cada um.

 

ÉTICA E INTEGRIDADE NA PESQUISA

Os autores responsabilizam-se por observar os princípios éticos e de integridade em pesquisa nas publicações decorrentes de pesquisas que envolvam direta ou indiretamente seres humanos.

Em consonância com a Resolução CNS nº 510, de 07 de abril de 2016, que dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais, recomenda-se informar no artigo o número do protocolo e a data de aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, quando for o caso.

A metodologia de coleta e manipulação dos dados deve ser informada com clareza no artigo. Os autores também são responsáveis pelo armazenamento, preservação e acesso aos dados utilizados na pesquisa. Quando não forem incluídos como parte do manuscrito submetido, os dados, códigos e materiais citados no artigo devem estar depositados em repositórios de acesso aberto, tais como Dataverse, DataHub, Figshare, Dryad e Zenodo, entre outros. Os dados citados precisam ser referenciados no artigo juntamente com as referências bibliográficas, indicando-se o endereço de localização do/s arquivo/s no repositório, se for o caso.

Recomenda-se aos/às autores/as que promovam a acessibilidade e a reutilização dos dados, disponibilizando em um formato de arquivo que permita extrair os dados com facilidade (por exemplo, planilhas abertas em vez de PDF).

No caso de dados restritos, deve-se informar no artigo o motivo da restrição e o contato do/a pessoa ou grupo responsável por disponibilizar a informação mediante solicitação.

 

Atenção:

As submissões que não seguirem rigorosamente as diretrizes aos autores serão recusadas na triagem inicial e não seguirão para avaliação.

 

Todos os textos considerados potencialmente publicáveis pela avaliação técnica realizada pelo Núcleo Editorial serão avaliados por pareceristas, mantido o anonimato mútuo.

Obs.: no caso de preprints, o parecerista deverá informar ao periódico caso a identificação do autor signifique algum tipo de conflito de interesse que comprometa a avaliação imparcial do manuscrito.

Para outras informações, entre em contato conosco por e-mail: revistaestudos@gmail.com

Diretrizes atualizadas em novembro de 2019.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.