Transformação digital e eleições em pequenos municípios
da campanha corpo-à-corpo ao Instagram
DOI:
https://doi.org/10.26512/2236-56562025e57971Palavras-chave:
Comunicação política, Marketing eleitoral, Mídias digitaisResumo
Como as campanhas eleitorais têm se apropriado da transformação digital para conectar eleitores em pequenos municípios? Este trabalho se fundamenta em um debate teórico sobre como as tecnologias digitais estabelecem novas bases para os vínculos de representação política, tendo as campanhas eleitorais como o mais saliente exemplo dessa reconfiguração de vínculos de representação, sendo os municípios um locus privilegiado para verificar essa transformação. A partir da revisão da literatura, o trabalho avança para uma classificação de três níveis de transformação digital em campanhas eleitorais, pois este processo impacta também sobre aspectos estruturais da representação política democrática. Para este trabalho foi realizada uma coleta de dados semi-automatizada em perfis do Instagram de candidatos a prefeito e vice-prefeito em três pequenos municípios de cada uma das cinco regiões do Brasil, durante o período da campanha eleitoral de 2024. Os dados foram categorizados e quantificados a partir de análise de conteúdo, focando na criação de um índice de transformação digital nos municípios analisados e regiões brasileiras. O principal resultado aponta os níveis 1 e 2 de transformação digital nos pequenos municípios. Sobressaem, nos casos analisados, um modelo de campanhas tradicionais sendo levado para as plataformas digitais.
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