A Má Fama ao cair da noite
A captura da atmosfera de consumo de um espaço urbano em Caruaru– PE, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26512/2236-56562025e53270Palavras-chave:
Espaço Heterotópico; Força Afetiva; Experiência de Consumo; Teoria Não Representacional; Geografia Humana.Resumo
A renovação epistemológica no campo da Geografia concebe o espaço como vivido e constituinte de uma realidade relacional, o que requer uma visão holística da sociedade, de seus elementos espaciais e um foco no seu uso e nas experiências geradas. Para expandirmos o entendimento do papel do espaço na rede fluida em um arranjo relacional, propomos assumir uma costura com a Teoria Não-Representacional e, com um foco holístico sobre a atmosfera afetiva (energia contagiante produzida pelo arranjo), buscamos entender como a mesma molda/é moldada pela experiência vivida, produzindo tal espaço. Considerando que a Rua da Má Fama é um espaço heterotópico e que sua experiência de consumo funciona como exemplo de função socioespacial a partir das práticas, realizamos uma entrevista narrativa com um consumidor assíduo, nos apoiamos em um protocolo-guia e organizamos nossa análise em quatro momentos narrativos aqui apresentados. Concluímos que envolver a prática da vida ordinária e a atmosfera que molda e é moldada pela experiência permite evidenciar como o espaço se conforma nas práticas sociais, ganhando existência em seu uso social. Esperamos que tais costuras sejam uma possibilidade de expansão para as análises na Geografia mais-que-humana.
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