“Andar a pé eu vou”: análise de caminhabilidade em Queimadas – Paraíba, Brasil

Autores

  • Laura Katarina da Silva Pereira Aragão a:1:{s:5:"pt_BR";s:38:"Universidade Federal de Campina Grande";}
  • Ana Cecília Feitosa de Vasconcelos Universidade Federal de Campina Grande https://orcid.org/0009-0009-7744-0489

DOI:

https://doi.org/10.26512/2236-56562024e53138

Palavras-chave:

caminhar, modelo, pedestre, cidade., Queimadas-PB

Resumo

Cada vez mais se evidencia a necessidade de mudança no padrão de mobilidade individualista e insustentável adotado historicamente por tantas cidades, inclusive no Brasil. Assim, nos últimos anos, discussões sobre mobilidade urbana vêm sendo aprimoradas, e a busca por um modelo mais ativo e voltado para as pessoas tem recebido relevância. Nesse panorama, a caminhabilidade, que se refere à qualidade e condições do lugar para o deslocamento de pedestres, é vista como um fator primordial para o desenvolvimento de espaços urbanos mais sustentáveis e amigáveis. No Brasil, embora o caminhar seja o meio de deslocamento mais utilizado nas cidades, as condições de mobilidade pedonal na maioria das cidades brasileiras são inadequadas, o que torna preciso estudos mais aprofundados de caminhabilidade nesse cenário. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar as condições de caminhabilidade na cidade de Queimadas, no estado da Paraíba, a partir da perspectiva dos pedestres. Para tanto, foi utilizado o modelo proposto por Medeiros e Vasconcelos (2021), que foi aplicado por meio de entrevistas e analisado através de análise de conteúdo. As entrevistas realizadas revelaram um cenário de caminhabilidade insuficiente no local de estudo. Os aspectos da dimensão calçada foram percebidos como necessitados de melhoria, principalmente referente à padronização, o que, por sua vez, também impacta na dimensão mobilidade, que recebeu percepção negativa, assim como a segurança viária. A segurança pública foi analisada negativamente, enquanto os aspectos ambientais carecem de maior incentivo. Questões relativas à atratividade da rua foram as melhores avaliadas. No que tange à hierarquização, os resultados apontam em primeiro lugar em grau de importância a dimensão segurança pública, seguida de mobilidade, ambiente, calçada, segurança viária e, por fim, atração.

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Publicado

12/02/2024

Como Citar

da Silva Pereira Aragão, L. K., & Feitosa de Vasconcelos, A. C. (2024). “Andar a pé eu vou”: análise de caminhabilidade em Queimadas – Paraíba, Brasil. Revista Espaço E Geografia, 27, 220–258. https://doi.org/10.26512/2236-56562024e53138

Edição

Seção

Artigos