A TEORIA EXPANDIDA DO CAPITALISMO PROPOSTA POR NANCY FRASER E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DA GEOGRAFIA DO CAPITALISMO

Autores

Palavras-chave:

Teoria crítica do capitalismo, epistemologia da geografia, produção do espaço geográfico

Resumo

Neste artigo, apresentaremos o esquema analítico proposto por Nancy Fraser e Rahel Jaeggi, em “Capitalismo em debate: uma conversa na teoria crítica”, procurando articular a perspectiva à reflexão sobre o processo de produção e desenvolvimento do espaço geográfico.  A metodologia consiste na apresentação concisa de ideias centrais presentes no livro enfocado para, em seguida, recorrermos a autores que se dedicaram à Geografia do capitalismo, com o objetivo de apontar para um diálogo possível e, do nosso ponto de vista, produtivo ao entendimento da reprodução do capitalismo no espaço geográfico. Dessa forma, essa discussão está ligada à inserção das novas teóricas críticas na consolidação do pensamento geográfico, uma vez que a abertura deste tipo de diálogo construtivo tem possibilitado o desenvolvimento de novas abordagens epistemológicas da geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Di Genova Barberio

Mestrando no Programa de Programa de Pós-Graduação em Geografia, na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (unesp) - Campus - Rio Claro. Graduado em licenciatura em Geografia na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (unesp).

Maria Carolina Graciano Sugahara, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - campus rio claro

Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), na área de concentração Organização do Espaço e linha de pesquisa Territórios, Mutações Econômicas e Políticas Públicas, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Rio Claro. Licenciada e Bacharela em Geografia com ênfase em Análise Socioespacial e Planejamento Territorial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus Rio Claro.

Angelita Matos Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus Rio Claro

Professora Assistente Doutora (Livre-Docente) no Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IGCE, UNESP), Câmpus de Rio Claro/SP, lotada no Departamento de Geografia e Planejamento Ambiental (DGPA). Docente no curso de Graduação em Geografia (IGCE-Unesp); docente e orientadora no Programa de Pós-graduação em Geografia (IGCE-Unesp).

Referências

CHESNAIS, F. O capital portador de juros: acumulação, internacionalização, efeitos econômicos e políticos. In: CHESNAIS, F. (Org.). A finança mundializada: raízes sociais e políticas, configuração, consequências. São Paulo: Boitempo, 2005, pp. 35-67.

CARLOS, A. F. A. A “geografia crítica” e a crítica da geografia. In: COLOQUIO INTERNACIONAL DE GEOCRÍTICA, 9., 2007. Disponível em: http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-24503.htm. Acesso em: 18 ago. 2022.

FRASER, N.; JAEGGI, R. Capitalismo em debate: uma conversa na teoria crítica. Trad. Nathalie Bressiani. São Paulo: Boitempo, 2020. 2018. pp. 09-242.

HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2ª Ed. 2006. 252p.

HARVEY, D. O Novo Imperialismo. 2ª ed. São Paulo: Loyola, 2003. 208p.

HARVEY, D. O Neoliberalismo: história e implicações. Tradução de Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Editora Loyola, 2008. 256p.

LEFEBVRE, H. Marxismo. Trad. de William Lagos. Porto Alegre, RS: L&PM, 2009. 128p.

MORAES, A. C. R.; COSTA, E. M. Geografia Crítica: a valorização do espaço. São Paulo: Hucitec, 1987. 196p.

MORAES, A. C. R. Geografia: pequena história crítica. São Paulo: Annablume, 2007. 152p.

MOREIRA, R. Marxismo e geografia (a geograficidade e o diálogo das ontologias). Revista Geographia, n. 11, Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal Fluminense, 2004.

SOUZA, A. M. Souza, A. M. (20-09-2021). Capitalismo em debate – uma conversa na teoria crítica. A terra é redonda. Disponível em: https://aterraeredonda.com.br/capitalismo-em-debate-uma-conversa-na-teoria-critica/. Acesso em: 22 jul. 2022.

Downloads

Publicado

05/31/2023

Como Citar

Di Genova Barberio, L., Graciano Sugahara, M. C., & Matos Souza, A. (2023). A TEORIA EXPANDIDA DO CAPITALISMO PROPOSTA POR NANCY FRASER E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DA GEOGRAFIA DO CAPITALISMO. Revista Espaço E Geografia, 26. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/espacoegeografia/article/view/46540

Edição

Seção

Artigos